As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Erosão na Serra de Santa Helena

Foto: Ramon L. O. Junior (20nov2011) [Clique na imagem para ampliar]
Estou acompanhando com bastante apreensão a lenta recuperação da vegetação da frente da Serra de Santa Helena. O megaincêndio do último Dia dos Pais (clique AQUI) parece ter provocado um dano muito grande na vegetação que se recuperava ano após ano.
As linhas fendidas mostram locais onde o solo encontra-se muito desprotegido e sujeito a deslizar em caso de grande acúmulo de água. O solo empobrecido pelas perdas resultantes do incêndio, aliadas à remoção de nutrientes pela água da chuva, parece incapaz de sustentar ao menos a vegetação de gramíneas, podendo resultar nos deslizamentos.
Felizmente não temos profusão de casas nas "áreas de risco" de possíveis deslizamentos, mas o dano ambiental num dos nossos cartões postais e corredor de espécies nativas pode ser grande. 
Vamos acompanhando e torcendo para a vegetação acelerar sua recuperação e conseguir segurar o solo.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

10 comentários:

  1. É Ramon... Depois dos incêndios desse ano, vai ficar difícil, viu... Fico de olho também naquela mata fechada que tem logo na primeira curva da subida. As árvores ainda não conseguiram se regenerar.Acredita que seja possível?

    ResponderExcluir
  2. Fernando, também estou acompanhando essa mata. Acreditar eu acredito. Pode não parecer, mas sou otimista. O problema é o bicho-homem!

    ResponderExcluir
  3. Caro Ramon,

    Chamar esses caras de bicho é humilhar os bichos, são verdadeiros marginais. Já plantei diversas mudas nesse local e todas foram arrancadas de propósito. Tem uma turma ali fazendo covardia com a natureza. Ouvi semana passada, na lanchonete do Sr. Dico que foram plantadas algumas mudas nas proximidades da cruz e foram todas arrancadas. Cadê a polícia florestal???? Pagamos impostos até para cuspir, ajudamos a preservar o meio ambiente sem cobrar um centavo e ninguém toma providências contra essas pessoas. Desculpe o desabafo, me esqueci que estamos no Brasil, país da corrupção, aqui é normal.

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Augusto,
    não é a toa que sugerimos que a sede da Polícia Florestal passasse para o alto da Serra de Santa Helena. Assim poderiam fiscalizar essa degradação toda e de lá ainda veriam a cidade inteira. Ficar escondido não resolve nada.
    E não se preocupe, é para desabafar mesmo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Acelerar a recuperação pra que ? Para colocar fogo de novo ? - Tem uma area fechada ( quase em frente minha casa ) que ainda está marronzinha...

    ResponderExcluir
  6. Ô Pedro,
    acelerar a recuperação para a serra não cair em sua casa. E pior ainda com coqueiros e barbeiros!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. A recuperação é lenta, Ramon, como sabemos. Só poderá ser beneficiada com o bom regime pluviométrico da região e a real conscientização da população. A torcida é contra os deslizamentos. O seu acompanhamento, também, é de grande valia.
    Abração. Cláudio.

    ResponderExcluir
  8. Ramon.
    Esqueci. Gostaria de solicitar uma postagem sua a respeito da permissão, no Novo Código Florestal (em tramitação), para exploração pecuária/agrícola de encostas com ângulos entre 25° e 45°. Já pensou nas encostas da Serra Santa Helena ?

    ResponderExcluir
  9. Ahh, o barbeiro é da vizinha. haha - Jajá eles vão colocar fogo de novo. Já sinto o cheiro das queimadas D:

    ResponderExcluir
  10. Cláudio (Ver de Vida), estou tão assustado com essas ideias que ainda não tive cabeça para refletir demoradamente sobre o assunto. Me desculpe. Tá difícil.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.