As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

domingo, 14 de agosto de 2011

Nova queimada na Serra de Santa Helena (mais um ano se passou e...)

As fotos falam por si só. Acho que não preciso comentar nada. Clique nas fotos para ampliar. Observe que foram feitas de pontos e distâncias diferentes. A queimada varreu a frente da serra de Santa Helena.

17 horas e 30 minutos do dia 14/08
19 horas
19 horas: detalhe da altura das chamas
23 horas
1 hora e 30 minutos do dia 15/08. Grande parte da face da serra estará negra  ao amanhecer.
9 horas do dia 15/08.
12 horas e 45 minutos do dia 15/08.
 Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Ramon, também receba meu fraterno abraço pela contribuição que mais uma vez você faz a Serra e a nossa cidade.
    É triste ver essa fotos, e saber o que acontece TODO ano no local.
    Não basta apenas buscar culpados. Acredito que é necessário evitar e punir.

    A cena é muito triste para se repetir todo ano e nada ser feito...

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez a Serra de Santa Helena é destruída pelo fogo! No sábado, ao subir pela trilha da caixa d´água percebi o quanto estava recuperando seu equilíbrio, resultado do ano passado sem fogo nesta área, pássaros, proteção do solo com a reposição natural das folhas, diversas espécies do Cerrado regenerando, sendo reabitada pela sua flora e fauna, e um microclima mais úmido. Ainda na grota, acima da caixa d´água existia umidade no local em pleno período de estiagem, com a folhagem verde e vigorosa. Mas, novamente fomos surpreendidos pela estupidez humana, com um crime ambiental previsto na lei Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998, Art 41. Provocar incêndio em mata ou floresta: Pena - reclusão, de dois a quatro anos, e multa, que ocorreu mais uma vez, impunemente! Cidadão de Sete Lagoas, que ama sua cidade, ajude-a. Lembre-se, neste incêndio de domingo, em 14 de agosto de 2011, Dia dos pais, que inúmeras vidas foram lambidas pelo fogo, ninhos de diversos animais, além dos pássaros, outros que não conseguiram fugir, foram queimados, além de toda a flora. O solo ficou novamente vulnerável a erosão, e a biodiversidade que começava a povoar o local, dizimada. Com tanta informação a fronte, acontece com freqüência esta truculência e covardia, mas, certamente não impunes à lei da natureza contra o mais belo patrimônio, o Divino!
    Thomaz Correa e Castro da Costa
    Eng. Florestal
    Membro do IMMAC
    Membro do Subcomitê da Bacia do Ribeirão Jequitibá

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.