As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

domingo, 23 de janeiro de 2011

Conhecendo o Parque da Cascata (4)

7) Pteridófitas: Gleicheniáceas - As samambaias desse grupo são facilmente encontradas em barrancos das encostas da Serra de Santa Helena, dentro ou fora do Parque da Cascata. As imagens que ilustram esse tópico foram obtidas na estrada de subida da serra, mesmo local onde os licopódios foram fotografados. (um, inclusive, pode ser visto numa das fotos). As folhas das gleicheniáceas possuem uma dicotomia (ou pseudodicotomia, já que podem apresentar gemas nos pontos de ramificação) interessante. Como já afirmamos, sugere-se que tal característica estaria presente em plantas "primitivas" como as hepáticas. Por baixo das folhas das gleicheniáceas observam-se algumas "bolinhas" agrupadas. Tais bolinhas são os esporângios - responsáveis pela reprodução assexuada pela produção de esporos. Os agrupamentos de esporângios formam os soros. Observe que, nos soros, os esporângios são facilmente observáveis, não estando protegidos por uma "capa" ou indúsio, como costuma acontecer em muitas espécies de samambaias. O número maior de fotos para ilustrar esse tópico deve-se às mudanças recentemente levadas a efeito na classificação do grupo e na ausência de um estudo detalhado por parte dos botânicos sobre essa região. Quem sabe alguém anima, vem estudar e nos esclarecersobre as espécies ou variedades ali existentes?

 
 
 
Gleicheniáceas: detalhe da ramificação das folhas e dos soros. Serra de Santa Helena, janeiro/2011.
Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

4 comentários:

  1. As samambaias estão em alta no paisagismo...diga os jardins verticais e/ou paredes verdes.
    Ops! Não vale retirá-las de seu habitat natural,
    o legal é adquirir a espécie em local legalizado e/ou autorizado, ok?
    Abraços, Alessandra Casarim

    ResponderExcluir
  2. Olá, Parabéns pelos artigos, eles tornaram o Blog excelente!!!
    Somos da Gramas Pardim uma empresa que produz, comercializa e aplica Grama Natural de altíssima qualidade nos mais diversos segmentos e regiões do Brasil.
    Visite nosso site e confira os Tipos de Grama que trabalhamos:
    Grama Esmeralda
    Grama Bermudas
    Grama São Carlos
    Grama Batatais
    Grama Santo Agostinho
    Grama Coreana

    Fornecemos para todo o Brasil, solicite-nos um orçamento para sua cidade e obtenha o melhor Preço de Grama do mercado, entre tantos municípios distribuímos:
    Grama em São Paulo SP
    Grama em Campinas SP
    Grama em Guarulhos SP
    Grama em Ribeirão Preto SP
    Grama em Belo Horizonte MG
    Grama em Rio de Janeiro RJ
    Confira !!!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.