As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

domingo, 26 de dezembro de 2010

Aranhas: Latrodectus geometricus (viúva-marrom)

A viúva-marrom ("brown widow"   para os gringos) é parente bem próxima da famosa viúva-negra  americana (Latrodectus mactans). Trata-se de uma das aranhas que merece nossa atenção pela dor da sua picada e pela ampla distribuição em praticamente todo território nacional.


Latrodectus geometricus: viúva-marrom. Fotos do Bira (Ubirajara de Oliveira - Laboratório de Aracnologia - ICB/UFMG)
A Latrodectus geometricus (família Theridiidae) é uma aranha pequena, de corpo amarronzado com algumas manchas no dorso. Não se trata da famosa aranha-marrom de que tratarei oportunamente neste blog. Possui uma mancha alaranjada em forma de ampulheta na parte inferior do abdômen. Prefere viver em pequenas plantas ou arbustos, debaixo de bancos, frestas das paredes, batentes de portas, beiras de janelas ou portões de garagens e cantos de construções. Em uma coleta noturna, capturamos várias em arbustos e lobeiras no antigo campo de futebol da UNIFEMM. 
Em princípio, a viúva-marrom não é agressiva. Fica lá na dela, em sua teia bastante irregular. Muitas vezes quando tentamos capturá-la, a danada cai da teia, fingindo-se de morta. Tem atividade durante o dia, mas pode ser vista em sua teia com bastante facilidade à noite, com iluminação apropriada. 
A picada da L. geometricus é muito dolorosa. A dor ocorre em acidentes com aranhas e outros animais peçonhentos que possuem veneno neurotóxico (no caso da viúva-marrom trata-se de uma neurotoxina chamada α-LTX que se liga a receptores pré-sinápticos provocando violenta liberação de neutrotransmissores). As fêmeas são maiores e mais venenosas do que os machos. Os acidentes normalmente ocorrem quando a aranha é pressionada contra o corpo da vítima (aranhas presentes em roupas, por exemplo). Um caso bem documentado de acidente ocorrido no Brasil pode ser lido clicando aqui.

Depois de um banho de álcool (aranha morta, é claro) a mancha alaranjada no abdômen fica mais clara. (Foto: Ramon L. O. Junior)
Certamente, você está pensando que jamais verá uma aranha dessas. Que essas coisas são raras e que só acontecem com outras pessoas. Então olhe bem a foto abaixo que mostra a ooteca (casulo de ovos) de uma aranha dessa espécie, com seus "espinhos" típicos. É muito, mas muito provável que você já tenha visto. Se nunca viu, procure embaixo de alguns bancos de jardim e depois me conte aqui.

Ootecas encontradas embaixo de banco de ardósia. Perceba que em uma delas observa-se um pequeno um furo, ou seja, os filhotes já saíram.
Procure manter a calma em caso de acidentes com aranhas, escorpiões e cobras. A possibilidade de levar o animal (pelo menos uma boa descrição ou até mesmo uma foto - hoje com celulares com câmera a coisa fica muito mais fácil e acredite: já salvou a vida de pessoas - clique aqui) pode facilitar muito o atendimento médico pois permite o diagnóstico preciso, mesmo que o agressor esteja parcialmente destruído. Nunca use tratamentos caseiros ou sem a devida atenção de um médico. Em Minas Gerais, a referência para esses tipos de acidente é o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, em Belo Horizonte (não hesite em procurá-lo se o atendimento que você recebeu deixou alguma dúvida).

Texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Observação: Tenho encontrado referências à presença da Latrodectus mactans (viúva-negra) no Brasil, em especial na vegetação litorânea, incluindo a região da Baia de Guanabara. Em recente curso feito na UFMG, aventou-se a possibilidade de confusão entre a L. mactans e a L. curacaviensis ("flamenguinha"). Não sei se é o caso, mas fica aí o benefício da dúvida.

Referências para leitura: 
.
Cardoso, JLC; Brescovit, AD e Haddad, JRV. Clinical aspects of human envenoming caused by Latrodectus geometricus (Theridiidae). Journal of Venomous Animals, Toxins and Tropical Diseases 9: 418, 2003.
.
Brazil, TK; Pinto-Leite, CM; Almeida-Silva, LM. Lira-da-Silva, RM e Brescovit AD. Aranhas de importância médica do Estado da Bahia, Brasil. Gazeta Médica da Bahia 79 (Supl.1):32-37, 2009.

78 comentários:

  1. Essa matéria é uma aula, com fotos fantásticas, texto muito informativo e ainda com referências para estudo...

    Ramonzinho é tenso...Heheheh!!! Mto bom, mestre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei uma aranha dessa especie hoje em meu trabalho ... tirei algumas fotos muito boas e nitidas...

      Excluir
  2. Por isso que informação nunca é demais. E eu que ja retirei esses "ninhozinhos"(ooteca) com as mãos...rsrs! Nunca mais eu tiro.

    Abraço!

    Luciene Paixão(NDA)

    ResponderExcluir
  3. Minha casa esta infestada destas aranhas e tenho filha pequena, morro de medo dela levar uma picada, já detetetizei a casa e sempre que encontro uma mato e retiro os ovinhos mas é impressionante nunca acaba! Queria saber algo eficaz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais ... eu tb tenho filha pequena e minha casa estava infestada destas aranhas.

      Na verdade eu já convivia com elas a mto tempo só não sabia o risco ... fiquei sabendo através de uma reportagem na TV. A sorte é que elas bem medrosas. Mas o risco de acontecer um acidente é grande, pois achei uma na almofada onde tiro um cochilo dps do almoço, por minha sorte a almofada era branca e deu ver logo.

      Capturei ela e mandei p/ o instituto de zoonose que constatou q era realmente ela!

      Dai comecei a procurar em frestas, rachaduras, tenhado e em todo canto tinha essa aranha.

      O negocio é eliminar manualmente msm ... eu eliminei boa parte deles com o aspirador de pó e me ajudou mto!

      O problema da dedetização é que não resolve o problema e acaba matando nosso maior aliado contra esta praga que é a lagartixa.

      Excluir
  4. Thais,
    dedetização não resolve problema de aranhas. Na verdade, em alguns casos, agrava. Explico: inseticidas matam insetos por interferirem no sistema respiratório dos mesmos. O sistema respiratório das aranhas é diferente, não morrem com venenos comuns (e os especiais são muito tóxicos e caros - desaconselháveis para quem tem criança pequena). A melhor coisa é continuar eliminando os ovos. Verifique sempre debaixo de bancos de pedra ou de madeira, cantos de paredes externas (principalmente se estiverem protegidos) e outros locais desse tipo. A limpeza constante desses ambientes é o maior inimigo das aranhas.
    Ah, não se preocupe com aquelas aranhas pernudas de canto de parede. Ao eliminarem insetos elas acabam tirando a comida das aranhas mais perigosas.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  5. Na Barra do Pojuca na Bahia, Itacimirim e Praia do Forte, eu vi essa aranha em baixo de quase todos mesas de skol e skin! atraz do vaso sanitario! Nas Plantas de abacaxi, na parede da casa, na cerca de casa...sempre em baixo de 1 metro da altura! Ninguem quis acreditar que e muito perigoso!!!!

    ResponderExcluir
  6. oi tudo bem, acabei de achar uma num saco de roupa velha que tenho,quase coloquei a mao sobre ela, dai capturemos e coloquemos ela num vidro para saber da qual espece ela era, levei um grande susto.

    ResponderExcluir
  7. To criando 2 dessas num vidro :D

    sim eu sei... eu sou doido msmo :x

    ResponderExcluir
  8. Augusto, não é doideira. Dá para criar. Só precisa ter muito cuidado com ela, em especial por causa de outras pessoas. Acho que o IBAMA não irá se importar... acho... (rs)

    ResponderExcluir
  9. cara aqui em Campinas tem muitas delas em todo os lugares registros de agua e luz bancos cantos de paredes inclusive quando era muleque brincava com elas sem saber do perigo ah Ramon e aquelas aranhas pequenas bem marronzinhas que dao em cantos de paredes elas tem bunda grande e os machos sao menores as vezes vejo elas pinduradas pela casa nao sei o nome vi uma reportagem dizendo que sao venenosas sabe alguma coisa tem fotos Gilberto de Campinas SP

    ResponderExcluir
  10. Fala, Gilberto!!!
    Essas aranhas de canto de parede que você fala são aquelas que ficam nas teias no alto? Você deve estar falando das Pholcus phalangioides (procure imagens no google para ver se são elas mesmas). Se for, não tem problema algum. Mas a aranha-marrom é outra e perigosa. Procure aqui no blog que você encontrará. É a Loxosceles. Olhe na coluna da direita do blog: Série Animais Peçonhentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Ramon elas parecem as geometricus mas sao bem menores e tambem fingen de morta tem teias irregulares é que agora estou sem camera p tirar foto nao sei acredito q seja da familia latrodectus Gilberto

    ResponderExcluir
  12. Gilberto, acho melhor ficar aguardando uma foto. Assim não teremos dúvidas!

    ResponderExcluir
  13. Olá, amigo. Parabéns pelo blog. Poderia me ajudar a confirmar se esta aranha que fotografei no norte de Minas é mesmo a viúva-marrom? http://www.flickr.com/photos/andregs/6238529614/in/photostream Me disseram que também pode ser uma nephilengys cruentata. Além disso, poderia me dizer se o veneno da viúva-marrom é tão perigoso quanto o da viúva-negra? Abraço!

    ResponderExcluir
  14. André, a figura aí é mesmo a L. geometricus. A Nephilengys é bem mais escura e bem maior. Quanto ao veneno, não tenho muitas informações sobre estudos a respeito dele, mas tudo indica que é bem mais fraco do que o da viúva-negra.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Ramon, em uma guarita abandonada no patio da minha casa tem duas aranhas parecidas com essa que vivem tranquilamente nas suas teias. Uma tem uns 5 cm e a outra é pequena, tem no maximo 2 cm.
    O dorso tem 4 pintas amareladas, bem simétricas, se não me engano eram 4.
    Seria essa aranha aqui de casa a mesma espécie dessa matéria? E se não for, qual sera?
    Quero deixar bem claro que nao vou matar nem fazer nada com elas, pois estão la tranquilamente. Na verdade vou todo dia la é pra observar mesmo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Prezado Anônimo (por favor, assine com um nome para podermos conversar melhor),
    Fica difícil identificar sem uma foto pois há variações entre os indivíduos. E aqueles casulos de ovos? Eles são característicos da espécie.
    A decisão quanto ao destino das aranhas, se forem realmente Latrodectus, é totalmente sua. Especialmente se houver o risco de acidentes com crianças, é melhor eliminá-las. No mais, se não houver risco nenhum, é muito interessante observá-las. Se puder, mande uma foto delas, ok?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Ramon, mandei minha mensagem anterior como anônimo pois sou meio novato em internet e o único jeito que a mensagem foi facinho acabou sendo como anonimo mesmo, mas meu nome é Roberto.
    Eu vou tirar uma foto da aranha e vou mandar pra voce, pra tirar a duvida sobre qual seria a tal aranha da guarita. Detalhe é que mais uma apareceu em outro lugar, fora da guarita. Não me passa pela cabeça matar elas, pois está muito interessante observa-las.

    As duas aranhas da guarita agora estão na mesma teia (antes eram duas teias) elas estão na parte de cima da teia, que é meio que um funil.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Roberto, não seria uma Nephilengys? Procure imagens no google...

    ResponderExcluir
  19. Ramon, é muito parecida sim com a Nephilengys que citaste. Estive observando a aranha da guarita e ela é mais preta que a viúva marron, mas praticamente só muda a cor, pq o formato e as cores das pernas tem as mesmas variações.
    Essa aranha é perigosa? Sobre isso não achei nada no google.
    Me diga uma coisa, onde posso achar material confiavel sobre a lycosa? Pergunto isso pelo fato de elas serem bem comuns.
    Sempre fui curioso em relação a aranhas, mas ultimamente ando bem mais.
    Desculpe por tomar seu tempo, mas ja vi que tambem gosta do assunto.

    Abraço.

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto, não tenho certeza, mas penso que a Nephilengys não tem nada de perigoso. Ela é parente da Nephila, que é muito mansa e anda na nossa mão sem problema (desde que não a aperte). Já li muito sobre a Lycosa, mas vou ver se acho algo bom para você. O gênero tem algumas controvérsias, mas é uma aranha interessantíssima, a verdadeira tarântula.
      Abraços.

      Excluir
  20. OI meu nome e Thais... e semana passada fui picada no braco por uma aranha viuva marrom.... estava deitada na rede quando ela me picou... A dor foi muito forte, no primeiro minuto parecia uma formiga... quando vi ela estava subindo pelo meu braco! Matei e em 5 minutos estava no chao com uma dor insuportavel que se estendeu por toda a parte direita do meu corpo! Fui para o hospital onde fiquei 3 horas tomando soro e injecoes para dor! A dor durou 3 dias! Foi horrivel! Agora esta tudo vermelho e cocando muito! Agora e esperar para ver se vai virar ferida!!! Pessoas cuidado mesmo com essa aranha!!!! E muito dolorida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, muito obrigado pelo seu depoimento. Torço pela sua recuperação. Abraços.

      Excluir
  21. As Latrodectus geometricus? Sim, são bastante peçonhentas.

    ResponderExcluir
  22. boa tarde Ramon tenho em meu quiosqui parte externa uma aranha de +- 8cm inicialmente amarronzada com partes colorida no abdomem alaranjada as vezes vermelha e em seu dorso tambem suas patas tambem com coloração pontos vermelho alaranjados, esta produziu dois casulos os quais eu destrui pois não se que tipo é ela tece teia em formato triangular descendente,o problema é que nós nos apegamos ao araquinidio ultimamente ela mudou de coloração e esta escura, e não tão vivaz como antigamente, antes colocavamos insetos ela vinha com tudo agora fica um tempão para vir buscar vou fotografar e enviar para se voce puder nos dar maiores informações, desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge!
      Manda a imagem sim que vou ver se consigo identificá-la.
      Como eram os tais casulos? Pode ser que ela esteja preparando-se para trocar o esqueleto. Ficam mais lerdas nesse período. Aliás, se ela tiver comendo exageradamente, não é bom. Ela pode "entalar" no esqueleto antigo e não conseguir completar a muda. Alimente-a com moderação. Já vi caranguejeiras morrerem devido a isso. Fico aqui no aguardo.
      Abraços.

      Excluir
  23. Ramon não estou sabendo como te enviar as fotos que tirei de (minha)araquinideo, e não encontrei no seu blog um enderço de e-mail por favor me ajude a resolver isto

    ResponderExcluir
  24. Boa Noite Ramon Lamar. Hoje estava aqui em casa quando senti uma leve picada no meu dedo. Olhei e tinha uma aranha bem pequena com as patinhas claras e a bundinha pequena e pretinha... Porem meu dedo não ficou vermelho nem inchado. Gostaria de saber se tem algum risco, se essa aranha é venenosa. Oque eu deveria fazer.? Obrigado
    Beiijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquise imagens da Loxosceles no Google (imagens). Se for parecida, procure tomar o soro o mais rápido possível.

      Excluir
    2. Em Sete Lagoas, procure o Hospital Municipal. Em BH, procure o João XXIII que certamente terá o soro caso seja a Loxosceles. Difícil falar apenas com sua descrição da aranha.

      Excluir
  25. Eu moro em SP. então não sei se é igual. as patinhas dela era praticamente transparentes bem clarinhas e ela parece ser bem menor do que essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Loxosceles (aranha-marrom, leia sobre ela aqui no blog) é bem pequena. Você mora em São Paulo, capital? Procure o Hospital Universitário (USP) se for o caso. Mande notícias.

      Excluir
  26. Sim São Paulo Capital.
    me informarão q a aranha era aquelas de quando cria dentro de armarios quando demora para ser limpo..'

    ResponderExcluir
  27. Quem informou? Você foi onde? Tá tudo bem?

    ResponderExcluir
  28. Amigo, essa aranha é mais comum do que parece, tem dela por toda parte. Sua Teia é extremamente resistente. Gosta muito de cantos de janela, portas etc. Cara tem delas por toda parte!!!!!Agora o que eu não sabia, é que essa aranha tinha peçonha até consideravel.E também não sabia que se tratava de uma VIÚVA MARROM.

    ResponderExcluir
  29. Leorobocop, é isso mesmo. Ela é muito distribuída. Os casulos de ovos facilitam demais identificar a aranha. Mas não é agressiva. O problema é você apertá-la contra o corpo sem querer. Ao carregar uma mesa ou um banco, por exemplo. Abraços!

    ResponderExcluir
  30. ramon acho que tenho uma aranha marrom no banheiro, e la tambem percebi que existe uma outra bem parecida com a marrom so que esta eh preta, sera que uma eh o macho e a outra femea?

    na verdade eu capturei a aranha marrom, o problema em identifica la eh que as juncoes das pernas sao mais escuras...sera que pertence a outra familia?
    um abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferroni, sem imagens fica complicado! Não tem como tirar uma boa foto com macro?
      É aranha marrom (Loxosceles) ou viúva marrom (Latrodectus)?

      Excluir
  31. ramom, capturei uma aranha marrom, mas ela tem as juncoes das pernas mais escuras...eh normal?
    e tem uma outra que estava junto com esta so que eh preta do mesmo tamanho com a parte trazeira maior, que seria? a femea?
    moro no espirito santo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferroni, sem imagens fica complicado! Não tem como tirar uma boa foto com macro?

      Excluir
  32. Conheci essa aranha em Assis - SP, a casa que morava tinha algumas na garagem, são muito tranquilas, mas sempre as mantive fora de casa. A princípio não sabia que eram Latrodectus, um colega da faculdade de Biologia que me falou quando viu a ooteca.
    O pior é que não veiculam sobre essa aranha, até os sites sobre controle de pragas citam apenas a viúva negra.

    ResponderExcluir
  33. tudo bom Ramon? eu achei algumas aranhas na minha casa com as mesmas caracteristicas,porem não possuem a mancha abdominal. seria uma viuva marrom?
    ficarei muito grato pela informação.
    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca vi uma viúva marrom sem a mancha abdominal. Pode ser mutante (rs rs rs) mas a chance é de 1 em 10.000.000. Mais provável que não seja a danada.

      Excluir
  34. Ramon por favor me responda. eu achei em minha casa umas aranhas com as mesmas caracteristicas da viuva marrom, porem elas não possuem aaquela manchinha avermelhada no abdome. seria mesmo ela ou uma especie bem parecida?
    ficareri muito grato com sua resposta
    ass. Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem como mandar uma foto? De preferência feita com macro? Aí podemos consultar nossos amigos especialistas.

      Excluir
  35. Ramon, boa noite! Estava procurando assuntos sobre Viúva Marron e seu blog parece ser bem sério. Sou de Limeira, interior de São Paulo e estou passando o carnaval em Ipuâ, proximo a divisa com Sul de Minas, fica a 1 hora de Ribeirão Preto. Agora a noite encontrei uma aranha na verga da porta muito bonita, ela estava prendendo um Besouro 3x maior que ela em sua teia, achei ela parecida com o formato da viuva negra e achei melhor prende-la em um copo e fui pesquisar, fiquei assustado ao encontrar suas caracteristica com sendo uma viuva marron, estou sem saber o que fazer, mato o bicho ou envio para alguma universidade? como não achei ninguém em pleno carnaval estou pedindo sua ajuda. Obrigado
    Petrus
    e-mail pportilho_ggg@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Petrus.
      Não seria uma Nephylengis (http://www.aquaterraria.com/images/atlas/item/coverImage/nephilengys-cruentata/5714301763_6326867115_m.jpg)?
      De qualquer modo você pode colocá-la em álcool a 70% (3 medidas de álcool líquido 93% e uma medida de água) e quando possível envie para uma universidade ou hospital que atenda casos de picadas. Aí eles saberão identificar. Se for uma Nephilengys nem precisa mandar... solte-a em qualquer arbusto pois não é perigosa. A presença da ampulheta no abdômen é característica, ok?
      Abraços.
      Ramon Lamar

      Excluir
  36. Lamar, respondi no e-mail que você me enviou, inclusive mandei umas fotos que tirei no celular, realmente é a "bandida" tem uma grande ampulheta vermelha no abdômen, incluive o mesmo está bem gordo.
    Lamar, obrigado pela atenção, no e-mail eu fiz algumas perguntas, se puder me esclarecer ok

    Abraço
    Petrus

    ResponderExcluir
  37. Cara peguei uma destas na minha janela! Coloquei ela em um pote de vidro, e to cuidando dela kkk' eu sei q mt gente vai me chingar, mais eu estou alimentando-a' Moro em campinas São Paulo' É comum ter aranhas desta espécie por aqui ?
    Obrigado ae, abração . Meu email é Lucasfvaes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É comum. Não tem problema em criar só tome cuidado para não ser picado ou que alguém o seja.

      Excluir
  38. Quando fui pega-lá com a caixa de fósforo, ela se fingiu de morta. Muito maneiro velho ' Se eu conseguir uma camera boa, tiro fotos dela pra te mostrar' Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito comum a Latrodectus se fingir de morta. Aguardo as fotos.

      Excluir
  39. Tenho dúvida de aranhas que tem no meu banheiro também, elas são parecidas com a cor da loxosceles, mais porém são mt menores e bundudinhas. Tenho medo delas :S O.o

    ResponderExcluir
  40. Queria que você confirmasse se essa é uma viúva marrom, se fosse possível.
    http://img19.imageshack.us/img19/3129/wp000020km.jpg

    Infelizmente foi a melhor foto que consegui tirar antes de minha mãe jogar água quente em tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, claro, é a própria. A ampulheta vermelha, as articulações escuras e as ootecas (casulos de ovos) são inconfundíveis.

      Excluir
  41. Estou com um exemplar aqui em casa, estou observando-a, estou cursando biologia e tenho grande curiosidades quanto a vida destes seres. Desde já agradeço por este post bem efetuado. Moro no Paraná, portando as suas citações desta aranha no Brasil estão corretas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maykon, abraços! Essa postagem é bastante visitada. São muitas pessoas temerosas com as aranhas e escorpiões. Ainda bem, né? Bons estudos, colega!

      Excluir
  42. Voce sabe alguma coisa das nesticodes rufipes acho q tem delas em casa são pequeninas e fingem de morta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, não sei detalhes sobre a danada. Mas ela está envolvida com o controle de outras aranhas, inclusive e Latrodectus geometricus e a Loxosceles. Dê uma pesquisada no Google Acadêmico que você encontrará alguns trabalhos sobre a biologia delas.
      Quanto a fingir de mortas, são várias as aranhas que têm esse hábito.
      Abraços.

      Excluir
  43. Olá amigo Ramon Lamar, de uma olhada nestas fotos, os casulos batem com as descrições suas e fotos que já vi, note os desenhos na bunda desta especie, ela não era muito grande, quase do tamanho de uma moeda de R$ 1,00.
    Você saberia me dizer com exatidão que tipo de aracnídeo é este?

    http://www.flickr.com/photos/organize/?start_tab=new_set

    ResponderExcluir
  44. Desculpe amigo, falha minha, segue os link´s correto das fotos, obs. até que ela era bem agressiva, porem ela parecia muito pesada para se locomover.

    http://www.flickr.com/photos/ddelvalle/9474265418/
    http://www.flickr.com/photos/ddelvalle/9471480683/in/photostream/
    http://www.flickr.com/photos/ddelvalle/9474266372/in/photostream/
    http://www.flickr.com/photos/ddelvalle/9474268748/in/photostream/
    http://www.flickr.com/photos/ddelvalle/9471481467/in/photostream/
    http://www.flickr.com/photos/ddelvalle/9471482087/in/photostream/
    http://www.flickr.com/photos/ddelvalle/9474269328/in/photostream/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é uma Latrodectus geometricus.
      Confira: http://www.pbase.com/image/69660836

      Excluir
  45. Olá! Encontrei seu blog procurando mais informações sobre esta espécie. De uns dois anos para cá eu tenho encontrado muitas aranhas dessa espécie aqui na região sul de BH e hoje descobri uma vivendo embaixo de um banquinho que apoia uma caixa de abelhas nativas, exatamente onde eu sempre enfio a mão quando quero movê-lo. Descobri porque uma abelha ficou presa na teia e quando eu levei a mão para tirá-la, a L. geometricus desceu para imobilizar a abelha, com a ampulheta virada para mim. Acontece que eu não gosto de matar nenhum animal, ainda mais no caso dessa aranha que é bem tranquila, mas eu fiquei na dúvida quanto à ação do veneno. Pode haver alguma complicação? Noto também que sempre existe pelo menos um macho pequeno vivendo na periferia da teia da fêmea. A toxina dele seria semelhante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme. Até onde eu saiba, a toxina da fêmea é extremamente dolorosa mas se houver complicações deverá ser por causa da reação individual (semelhante a alergia). Nada sei sobre a toxina dos machos. Aliás, é importante lembrar que na borda de teias são comuns outras aranhas (cleptoparasitas) que vivem "roubando" alimento da dona da teia. Abraços.

      Excluir
  46. Olá Ramon..eu moro em barra do garças-MT, encontrei na minha casa uma aranha praticamente igual a essa a única diferença é que a ampulheta é branca. Estou muito preocupada pois tenho uma criança em casa e tenho encontra muitas aranhas dessas, será que é a viuva-marrom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por acaso procurou as ootecas "ovos" nos locais descritos (debaixo de bancos, cantos de parede, portões...)? Não conheço espécie com a ampulheta branca.

      Excluir
    2. Ou ficou branca depois que colocou no álcool (normal).

      Excluir
  47. Olá, Há algum tempo venho pesquisando,lendo pela internet sobre aranhas: Aranha Marrom(loxosceles) e Armadeira (Phoneutria Nigriventer) e outras. Tenho encontrado constantemente uma aranha que faz suas teias tipo um casulo idem a um algodão e ela se esconde bem no fundo. Ao serem tocadas fecham e ficam no formato de uma bolinha fingindo de mortas.É pequena, mesmo no tamanho adulto na cor marrom,abdómen na descida com pintinhas e riscos bem pequeninos amarelados.Sempre encontro aqui em casa,debaixo de cadeiras de plástico,triciclo da
    criança dentro dos quadradinhos de reforço.Dentro das molas ou em baixo dos assentos das cadeiras de jardim de ferro.
    Algumas idem, más com uma parte traseira branca não são todas que já encontrei que são assim, até pensei que fossem ovos a serem carregados.Más as aranhas são as mesmas e sempre do lado nas teias as ootecas(ovos) casulos espinhentos.Suas teias são rígidas de formato irregulares parecendo algodão. Hoje dia 01-12-2013 capturei uma aranha á noite um pouquinho mais robusta ,más de tamanho pequeno.Cor marrom,olhando de cima ela no fundo do pote de plástico seu abdómen tem um formato de uma seta gordinha e nas laterais pequenas ondulações e na descida do abdómen parece desenho ,pintinhas bolinhas pequeninas amareladas e alguns risquinhos. A diferença dessa aranha é que ela fez a teia no alto acima do varal num vão livre diferentes das outras que encontro sempre e bem escondidas. Quando a retirei da teia com uma varinha, joguei ela ao chão e notei que era muito rápida e mesmo sendo tocada, em momento algum fingiu de morta como as outras. Ela parece ser mais encorpado do que as outras mesmo sendo de tamanho pequeno e parece ser muito agressiva. Conhecendo seu Blog agora vejo que as outras aranhas que sempre encontro aqui em casa e pela descrição dos ovos,acredito que sejam as Viúvas Marrom e não as aranhas marrons(loxosceles) estou em dúvidas caso as bolsas de ovos sejam iguais...Gostaria de saber se as bolsas de ovos da Aranha Marrom é igual também as bolsas de ovos da aranha Viúva Marrom...Meu e-mail: cabclebesta47@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleber, as ootecas espinhentas são características da Viúva Marrom (Latrodectus).
      Se tiver fotos, mande-as.
      Abraços!!!

      Excluir
  48. Dentro de casa não encontrei nenhuma ooteca, mais eu moro em um prédio onde o quintal dos fundos é uma mata. Vi a descrição do rapaz de cima e eu também sempre as encontro embaixo de cadeiras e mesas, principalmente nos cantinhos, dentro e atrás de brinquedos que tem esses cantinhos( quinas) atras da pia do banheiro, e frestas nas paredes. Quando as encontros em teias é sempre uma teia fina e esvoaçante. A que capturei não foi colocada no álcool, a ampulheta não chegar a ser branca branca..mais não é laranja é um tom meio bege indo para o branco. E quando mecho nelas, ela se encolhe e fica praticamente só uma bolinha.

    ResponderExcluir
  49. Encontrei essas ootecas aqui no portão da minha casa, e nas casas ao lado da minha tb tem nos portões... Nunca tinha visto essas ootecas fiquei com medo, pois sofro de aracnofobia, nem consigo dormir pensando nesses ovos... E agora estou com mais medo, dpois que li aqui que o aracno tem pesonha...

    ResponderExcluir

Para comentar, use o Google Chrome ou o Firefox. Só são aceitos comentários a partir de e-mails válidos. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.