As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 19 de novembro de 2011

A APA da Serra de Santa Helena estaria regulamentada? (Ou pelo menos com os estudos prontos?)

Vejam só o comentário do Ênio Eduardo, ex-secretário de Meio Ambiente de Sete Lagoas. O comentário foi feito na postagem sobre a audiência pública sobre o Parque Estadual da Serra de Santa Helena e refere-se aos fatos mencionados por mim (cliquem AQUI).

Limites aproximados da APA da Serra de Santa Helena. Aliás, só agora me lembrei que não vi os empreendedores defendendo nem o Parque Estadual e nem a APA.
Estaria ocorrendo algum tipo de equívoco na questão da regulamenta da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra de Santa Helena?
Ramon, sabe o que eu não estou entendendo nesta história toda?
Veja bem, quando assumi a Secretaria de Meio Ambiente em 2007, o Lairson me passou os estudos de regulamentação da APA de acordo com a lei do SNUC de 2000. É bom lembrar que a APA existe e está regulamentada e tem plano de manejo, isto ocorreu em 1998 e foi regulamentada pelo ex-prefeito Cecé.
A regulamentação de acordo com o SNUC, foi objeto de TAC da Prefeitura com o MP. Os estudos foram realizados pelo convênio Prefeitura/CODEVASF. O Lairson encaminhou tudo dentro dos conformes. O Estudo teve profissionais qualificados - teve o Estudo Pedológico do Luiz Marcelo, o Mapeamento das Nascentes, a demarcação da área da Lagoa e da área alagável, teve RCA/PCA, foram colocados os marcos com a delimitação proposta (está certo que a parte de baixo do terreno da Fazenda Arizona está fora dos limites da APA). Mas lembro muito bem que para o restante da Fazenda Arizona, ela estaria dentro da área de Preservação Permanente. A APA foi dividida em três grandes áreas.
O Estudo está na SEMMA. Durante a minha passagem por lá, encaminhei o estudo para a Procuradoria. A Procuradoria protocolou o projeto de regulamentação à Câmara. Aí sim, ele ficou paradinho na Comissão de Constituição e Justiça. Antes de sair do Governo, fiquei sabendo que o Projeto foi retirado da Câmara pela Procuradoria.
O fato é que o Estudo existe, foi gasto dinheiro público para fazê-lo e agora estou ouvindo dizer que não tem estudo porque a SEMMA tem falta de funcionários e coisa e tal.
Tem coisa truncada nisto. Confesso não estou entendendo nada.
Você tem alguma nova informação que eu não sei? Tenho certeza que o Dr. Ernane Araújo tem uma cópia desta proposta de regulamentação no MP, pois fui eu que encaminhei para ele, uma vez que fazia parte do TAC enviar uma cópia para o MP.
Desculpe a confusão, mas tem caroço neste angu. Paro por aqui, fiquei com náuseas só de ler o seu relato.
O Ênio faz uma declaração importantíssima. 
E agora? 
Dr. Lairson e Dr. Ernane, nos socorram com mais informações.

Um comentário:

  1. O Ênio Eduardo está levantando a situação da regulamentação. Ênio, quando possível envie um comentário para orientar os leitores do blog.
    Você poderia também colocar alguma coisa no seu blog. Estou levando pedrada sozinho!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.