As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 20 de janeiro de 2024

Teoria do Décimo Homem

Bom dia, pessoal!

Quem já assistiu ao filme "Guerra Mundial Z" conhece essa teoria. De acordo com ela, posta em prática no Estado de Israel, num colegiado decisório sempre há "um décimo homem" que tem a função de ir contra o senso comum imaginado pelos demais membros. Claro, num colegiado menor pode ser o quinto homem... melhor até dizer quinta pessoa (para fugir de um estereótipo machista).


Cabe à décima pessoa apontar outras possibilidades, outros caminhos para dar mais certo ou simplesmente apontar as falhas, problemas e prejuízos da solução imaginada pelos demais. 

Trata-se de uma estratégia de governança. É conhecida também por aquela expressão: "advogado do Diabo". 

Particularmente acho algo muito importante mas só funciona se todos estiverem cientes que não é nada pessoal, que faz parte da estratégia e que tais considerações merecem ser ouvidas e discutidas. Não é para ninguém ficar com raiva de ninguém. As questões pessoais são o de menos quando se pretende o sucesso da organização. 

Ramon Lamar de Oliveira Junior 


PS.: Leia também a "Teoria da Janela Quebrada": https://ramonlamar.blogspot.com/2010/06/teoria-das-janelas-quebradas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.