As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sobre plantas trepadeiras

Esta postagem tem sua razão a partir de um comentário da Fabiana (qual Fabiana?), enviado para um outro post. Conforme ela mesmo afirmou, não havia relação alguma com o assunto em pauta. Aguardei um pouco e agora vamos ao assunto. O comentário foi:
Ramon, sei que o que vou perguntar não tem relação alguma com o tópico, mas gostaria de saber qual seria a melhor trepadeira ornamental para que eu pudesse plantar no jardim de minha casa. Desculpe e obrigada. Fabiana
Puxa, Fabiana, não sei exatamente quais são as características do seu jardim, em especial o clima da região e a posição que o jardim se encontra em relação ao sol. Opções de trepadeiras existem várias, dependendo de uma série de características: iluminação, umidade, local de crescimento (muro, parede, tela, caramanchão, pérgula...). Também é importante saber se você quer flores ou apenas folhagem.
Selecionei algumas imagens para você. Quem sabe já é um ponto de partida. 

Jibóia (Scindapsus aureus)
Congéia (Congea tomentosa)
Tumbérgia-azul (Thunbergia grandiflora)
Tumbérgia-sapatinho (Thunbergia mysorensis)
Sete Léguas (Podranea ricasoliana)
Glicínia (Wisteria sp.) de clima temperado
Trepadeira-jade (Strongylodon macrobotrys)
Lágrima-de-Cristo (Clerodendron thomsonae)
Mande mais informações pelos comentários. Pode ser que exista uma trepadeira em especial que seja "a cara" do seu jardim.  

Consulte e explore também os links:

Ramon Lamar de Oliveira Junior

9 comentários:

  1. Ramon, voce que é biologo, entende também um pouquinho de terra e clima, sabe pq . Tenho vontade de fazer uma pérgula com formato sinuoso, de comprimento de 5m e de altura de mais ou menos 3m. A minha dúvida é que, aqui em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, onde moro, a terra é muito vermelha e o clima na maioria das vezes é muito seco. Qual dessas trepadeiras,seria melhor pra eu cultivar na pérgula, um detalhe, vou plantá-la junto com um pé de maracujá. Desejo muito fazer essa mistura, pq acho a flor do maracujá muito linda, e tenho certeza que ela junto com outra flor, chamarão a atenção de muitos pássaros. Muito Obrigada. Grande beijo. Marise Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marise, vou estudar um pouco o seu caso, ok? Se eu demorar muito, dê um toque. Beijão!

      Excluir
  2. Ramon, moro em Itanhaém -litoral sul de S.Paulo a 300m da praia. Gostaria de saber se a congea tomentosa e a tumbérgia sapatinho se desenvolvem bem em terreno arenoso pois pretendo colocá-las em alambrado a ser instalado em um muro para aumentá-lo dificultando assim a visão de uma passarela para meu quintal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surucucu,
      para essa questão acho melhor você consultar um agrônomo a partir da análise do seu solo. Creio que a Congéia se daria bem, mas tenho dúvidas quanto à tumbérgia.

      Excluir
  3. boa noite
    comprei uma trepadeira numa floricultura que nem eles souberam me informar seu nome. Tenho um projeto de aumentar a altura dos muros de minha casa sendo que irei usar a "sete léguas", a "primavera" que aqui no RS chamamos de "três Marias", e esta planta nova que comprei e não encontro a identificação dela em nenhum blog ou site procurado. Portanto quero saber como posso enviar as fotos dela para vocês tentarem identificá-la para mim. Agradeço desde já. lisiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisi, pode mandar suas fotos para ramonlamarjr@gmail.com. Estarei no aguardo. Abraços.

      Excluir
  4. Adorei vir aki , adorei saber de um alguem e esse alguem é vc Ramon Lamar, que responde as perguntas, fiquei feliz só em saber isso pq tenho feito perguntas no grupos que sou membro e tenho tido pouca respostas infelismente.
    Virei sempre gosto de aprender. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Me responda por favor 1 tenho uma trepadeira que comprei como jade! + ate agora não deu nem uma flor , ja fez 4 anos, devo esperar + ou dou lugar a outra planta !! sou natalina de a souza e-mail.natalinaalbuquerque1@hotmail.com me responda por favor !! sou do rio de janeiro.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.