As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 13 de março de 2011

Mais notícias do Japão

Condensadas do site da NHK (para as noticias em português, clique aqui):

13/03/2011: Magnitude do terremoto no Japão é elevada para 9 graus

A Agência de Meteorologia do Japão informa que o forte terremoto de sexta-feira que sacudiu a costa nordeste do país teve magnitude de 9 graus e não 8,8 graus, como havia sido anunciado anteriormente.
A Agência de Meteorologia diz que a área do foco do terremoto de sexta-feira teve extensão de aproximadamente 500 quilômetros e largura de 200 quilômetros. Movimentos destrutivos ao longo da falha tiveram continuidade por mais de cinco minutos.
Segundo a agência, há registro de somente quatro outros terremotos em todo o mundo com magnitude de 9 graus ou superior. O maior deles, com magnitude de 9,5 graus, sacudiu a costa do Chile em 1960, matando mais de 1.600 pessoas. O terremoto causou tsunamis no Japão, onde 142 pessoas morreram.
Em 2004, o terremoto ao largo de Sumatra teve magnitude de 9,1 graus. O maremoto que se seguiu matou mais de 200 mil pessoas.

13/03/2011: Acúmulo de hidrogênio poderia provocar nova explosão em usina atômica de Fukushima

O secretário-chefe do gabinete do governo japonês Yukio Edano afirmou que uma explosão de hidrogênio pode ocorrer no reator número 3 da Usina Atômica Número Um de Fukushima. Em coletiva de imprensa na tarde deste domingo, o secretário-chefe disse que uma grande quantidade de hidrogênio pode ter se acumulado na parte superior do prédio do reator. O acúmulo seria causado por insuficiência do sistema de resfriamento do reator.
Segundo Edano, uma válvula de pressão foi aberta para diminuir a pressão dentro do reator e injetar água doce para resfriar o equipamento. Ele explicou que um problema na bomba teria causado a injeção de água do mar, e a instabilidade do sistema provocou uma queda drástica dos níveis de água.
Edano afirmou que uma explosão similar a que foi registrada no sábado em outro reator pode voltar a acontecer. Ele enfatizou que mesmo que uma explosão aconteça, o impacto não deve causar nenhum problema na válvula de pressão ou no núcleo do reator.
Nota do blog: o hidrogênio é gerado pela decomposição da água em altas temperaturas. Também é gerado oxigênio. A explosão a que a notícia se refere seria uma explosão convencional devido a queima do hidrogênio em um ambiente restrito.  

13/03/2011: Triagem da contaminação radioativa nos cidadãos

As autoridades sanitárias da província japonesa de Fukushima irão realizar o rastreamento de radiação para os moradores que viviam perto das usinas nucleares afetadas pelo terremoto.
Foi confirmado que 22 pessoas foram expostas à radiação após a explosão ocorrida na no reator 1 da usina.
As autoridades de saúde vão realizar exames em abrigos de evacuação em toda a província, e também fornecer um teste para os outros residentes que desejarem.
Se níveis altos de exposição forem registrados haverá a necessidade de descontaminação. Os moradores serão orientados a dispor de sua roupa e tomar banho. Os funcionários estão decidindo onde construir instalações de descontaminação.
Ontem foi confirmado que 19 pessoas sofreram exposição à radiação, elevando o total para 22. As autoridades negam que a saúde das vítimas esteja em risco.
13/03/2011: Acidente nuclear em Fukushima estimado em grau 4

O governo do Japão classificou o acidente na Usina Atômica Número I de Fukushima no grau 4 da escala internacional, que vai de 0 a 7. Duas substâncias radioativas, césio e iodo radioativo, foram detectadas nas proximidades do reator número um da usina no sábado. Sua presença indica fissão nuclear de urânio.
Segundo a Agência de Segurança Nuclear e Industrial, o combustível do reator teria derretido parcialmente. Esta é a primeira vez que um acidente do tipo é registrado no Japão. O nível 4 da Escala Internacional de Fenômenos Nucleares e Radiológicos inclui danos ao combustível e o vazamento de quantidades significativas de material radioativo dentro das instalações da usina.
Este é o mesmo nível registrado em 1999 no acidente em uma usina de processamento de combustível nuclear na vila de Tokai, província de Ibaraki, ao sul de Fukushima.

13/03/2011:  Mortes confirmadas acima de 1.300

Mais de 1.300 pessoas foram confirmadas mortas no terremoto e no tsunami que atingiu o nordeste do Japão nesta sexta-feira. A Prefeitura de Miyagi confirmou 515 mortes em Higashi-Matsushima, Kesen-numa e  Sendai.
Na cidade de Sendai, 200-300 corpos foram encontrados nas praias. Acredita-se ser de pessoas que foram arrastadas pelo tsunami. Operações de recuperação estão sendo prejudicados pelo grande número de destroços.
Na cidade costeira de Minami-Sanriku, a maioria das casas particulares e outras estruturas foram destruídas. Cerca de 10.000 pessoas, ou mais de metade da população total de 17.000, permanecem desaparecidos. Autoridades policiais da província de Miyagi dizem que o número de mortos em sua província é quase certo que exceda 10.000.

Fonte: NHK WORLD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.