As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 26 de março de 2011

Lua Minguante

Foto na madrugada de 26/03/2011, em Sete Lagoas, MG.


Um pedido ao Claret: por acaso você não tem uma foto da lua minguante aí no hemisfério norte? Eu e minha filha gostaríamos de comparar com a visão dela que temos aqui no hemisfério sul. Há uma dúvida nossa sobre o formato da mesma (o famoso D ou C). Poderíamos até combinar de obter a foto no mesmo dia. Mas por favor, não apele e use um mega-ultra-plus-telescópio. Aqui foi feita com uma Fuji Finepix S2000HD com zoom máximo na combinação óptico + digital.

Foto: Ramon L. O. Junior

PS.: Uma das melhores coisas que fizemos aqui em casa foi mudar o "quarto dos computadores" para um que tem janela. Virado para leste tenho o show do nascer do sol e da lua, e de vez em quando umas novidades. É um privilégio pode trabalhar no computador e escrever aqui no blog com umas imagens dessas passando pela janela. Só para ilustrar (e sem ganhar nada da Casas Bahia), uma imagem  feita no final da tarde de anteontem de uma dessas novidades:






Balão, bando de pombos, caixa d'água da Boa Vista, nuvem...

4 comentários:

  1. Ola Ramon,

    quanto a questao do "D" ou do "C": a Lua e' "verdadeira" no hemisferio sul, ou seja, quando voce a ve como um C, ela e' esta' em Crescente (regrinha mnemonica para lembrar em que fase ela esta'). No hemisferio norte, a Lua "mente" pois quando esta' em fase crescente, se parece a um D. E vice-versa na fase minguante.

    Vou falar com um amigo que tem otimas fotos de objetos astronomicos tomadas com camaras normais. Logo te mandarei alguma amostra da Lua.

    Abs.

    ResponderExcluir
  2. Claret,
    Há um "alinhamento" da lua com o equador terrestre? É isso? Se for o caso, e a lua como é vista para um observador no equador?

    ResponderExcluir
  3. Ramon,

    a orbita da Lua esta' inclinada com relacion ao plano da ecliptica - plano que contem o movimento anual da Terra em torno ao Sol - em torno a 5°. Por sua vez, o eixo de rotaçao da Terra esta' inclinado em torno a 23º com relaçao a ecliptica. Logo, nao estao alinhados.

    Se nao existisse esta inclinaçao da orbita da Lua teriamos eclipses do Sol todas as Luas novas e eclipses da Lua em todas as Luas cheias. Acontece que a maior parte das fases a Lua passa por cima ou por baixo do Sol - visto em perspectiva - ou por cima ou debaixo do cone de sombra projetada pela Terra. Somente havera' eclipses de um ou de outro tipo sob determinadas condiçoes orbitais.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Claret,

    Para de misturar palavras em portugues com espanhol, fica muito dificil de compreender. kkkkkk! Eu preferia conversar com vc. quando era só fisica...
    Coimo vai amigo, mande noticias, meu email não mudou nada...

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.