As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval 2011 - Sete Lagoas (3)

MINI-ESCOLA DE SAMBA
IMPÉRIO VERDE E BRANCO

Concentração para iniciar o desfile sob uma chuva fina. [Clique nas imagens para ampliar.]
A criançada ansiosa para sambar na "avenida".
Mais sambistas mirins. E fazendo pose!!!
O simpático casal de mestre-sala e porta-bandeira.
As passistas mostrando que dominam o samba.
A bela rainha da bateria sambou com muita classe o tempo todo.
Mestre Saúva puxando o enredo pela preservação da Lagoa da Chácara.
As baianas, sempre tão simpáticas. Cheias de significado.
De repente o samba é cortado pelo som que vem do palco onde acontecia um concurso de fantasias que deveria ter acontecido na véspera e que tinha sido remarcado para uma hora antes do desfile da Verde e Branco. A Secretaria de Cultura, pasmem, pede (ordena)  para parar o samba da Verde e Branco, quando o óbvio seria tirar o som do concurso de fantasias e não interromper a apresentação da mini-escola de samba.
A mini-escola conclui o desfile em silêncio e, com grande revolta interior, segue para se apresentar perante a comunidade do bairro Santa Luzia. Aqui e ali um grito de "eu sou do Garimpo, com muito orgulho, com muito amoooor...". O microfone oficial tenta, sem sucesso, taxar a atitude indignada de todos da comunidade como uma decisão pessoal do Mestre Saúva. O público presente entendeu e aplaudiu o ato de protesto.
A mini-escola (acho que depois da aula de respeito ao samba, já pode ser chamada de escola)... a Escola de Samba Império Verde e Branco se reorganiza para o desfile no bairro Santa Luzia. Santa Luzia é protetora da visão. Muita gente deveria rezar para ela para ter uma visão melhor sobre várias coisas, entre elas o carnaval.
A comunidade acompanha orgulhosa o desfile de sua Escola de Samba.
As baianas fecham o desfile. Uma noite memorável para o samba. Tive o prazer e a honra de presenciar e registrar esse desfile. Fica aqui um grande abraço para toda a Escola. Olha a Verde e Branco aí, gente!!!
 06/03/2011                Fotos e comentários: Ramon Lamar de Oliveira Junior

14 comentários:

  1. Aff!!!

    Deve ter sido coincidência...
    Exatamente na hora do desfile da Verde e Branco???
    Com enredo, da preservação da Lagoa da Chácara???
    Ah, pessoal...Desencana!!!
    Com certeza!
    Pura coincidência.
    Ou não?

    ResponderExcluir
  2. Saúva,
    VALEU!!!

    Parabéns pela garra e coragem!

    Abraços,
    Alessandra Casarim

    ResponderExcluir
  3. Que fiasco a tentativa de impedir o samba da Verde e Branco... O garimpo brilhou!
    Penso: Este é o nível de consideração, de alguns organizadores dos eventos da prefeitura , com quem trabalha para a alegria do povo de nossa terra. Sem contar que os próprios moradores da cidade não estão nem sabendo da programação do nosso carnaval. Foi incrível, andar pelo comércio afora e ver que os comerciantes ficaram surpresos com a gente procurando artefatos de carnaval. Perguntaram se a gente era da cidade e se aqui ia ter algum carnaval. Pode! Cadê a comunicação social da prefeitura? Tá nas mãos de quem esta pasta? Já sabemos... Legal foi ver o repórter, digo, professor/biólogo, como o único que estava ali para registrar o desfile da Verde e Branco e dos outros blocos.
    Obrigado professor pela cobertura e pelo apoio incondicional com os anseios culturais e ambienteais de nosso povo.
    Obrigado Saúva pela aula de cidadania que proporcionou às crianças e os adultos do bairro Santa Luzia.
    NÃO PODEMOS E NÃO DEVEMOS ACEITAR TUDO CALADOS!

    Será que não podiam parar um pouco o desfile de fantasias e, em forma de respeito e mérito à comunidade, ao povo, deixar a Escola de Samba Império Verde Branco passar...
    Quer conhecer as pessoas? Dê a elas poder...
    Será que o prefeito tá sabendo disso?

    Indignados com o que aconteceu
    Sds.
    Bloco Carnavalesco Boi da Manta e Bloco Pererê.

    ResponderExcluir
  4. Oi eu sou Marize(madrinha)da ESCOLA IMPERIO VERDE E BRANCO,e sim também achei muita falta de respeito o que fizeram com agente verde e branco.Desconheceram a todo momento um trabalho feito por uma comunidade humilde porem apaixonada pelo carnaval e por sua escola mostrando assim o despreparo e a falta de compromisso com as manifestaçoes da nossa comunidade chamado IMPERIO VERDE E BRANCO!E deixo aqui não somos verde e branco uma vez por ano mais sim durante toda a vida!Amor a verde e branco!E nossa comunidade Verde e Branco agradeçe a tão importante colaboraçao do RAMON.

    ResponderExcluir
  5. Agradecemos a nosso mestre sauva por tudo que fez e tem feito por nosso comunidade imperio verde e branco!Eu como rainha 2010 e madrinha da escola enquando tiver forças pra ajudar a minha escola agradeço sauva e todos os que tem nos ajudado!Obrigado comunidade do garimpo!

    ResponderExcluir
  6. Eu achava que 100% era impossível, mas estão conseguindo. É 100% LAMBANÇA, para não usar outros adjetivos mais apropriados.
    Parabéns Ramon, enfrentar chuva, assistir tudo isto e ainda ter esta serenidade para compartilhar.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Marize,
    receba meu abraço e dê os parabéns, em meu nome, a cada membro da escola, um por um. Vou fazer o possível para estar presente hoje, no desfile da Verde e Branco.
    Força e garra!

    ResponderExcluir
  8. Eduardo,
    a chuva não foi o problema. Até porque quem está fotografando tem a desculpa de levar o mega-guarda-chuva para proteger o equipamento. (risos)
    O problema foi meu joelho que já está estourado tem uns 15 dias. Quando retornei ao prédio e fui subir as escadas, quase fiquei no primeiro degrau!
    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  9. Marize

    Sua benção madrinha!

    Que a determinação e a garra, dessa comunidade, nos sirvam de exemplo e nos guie no processo do bem... Só temos a agradecer o exemplo. Como disse o samba enredo do ano passado. Terra do cristal, povo que vira ouro...

    Vamos adiante

    ResponderExcluir
  10. A Festa é na Lagoa da Chacara

    A vovó pediu a chuva
    a uva que é a preservação
    e pediu aos seus netinhos jamais cortem
    a mata pensem na população

    No discurso falam auto até parece querem nos enrolar e não pensam nem um pouco no prejuiso que podem causar.

    Do auto da serra Santa helena Chuverinho vem lançar, no coração um veu de esperança no seio da mata ciliar.

    Lagoão... e o Diogo...
    vovó mandou foi preservar

    Eu sou o Imperio cor da mata e quero mais
    berço do samba e da folia...
    A natureza pede paz!!!


    Ramon eis aí seu filho... O SAMBA!!!
    Valeu parceiro>
    Saúva

    ResponderExcluir
  11. Meus parabéns a escola Império verde e branco que desfilou bravamente embaixo de chuva. Não vi fotos de uma fantasia linda que estava na frente das passistas, um abraço. Lúcia.

    ResponderExcluir
  12. Lúcia,
    qual é a fantasia? Descreva mais ou menos que eu procuro aqui no arquivo. Eu devo ter foto dela. O problema é que devido à chuva e a péssima iluminação dos locais, as fotos não ficaram grandes coisas (talvez por isso eu não tenha postado).
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  13. Que eu lembre é com plumas verdes na cabeça, uma ombreira prateada com plumas nas pontas, acho que a mulher estava de branco por baixo short, na perna tipo tornozeleira verde. um abraço, Lúcia.

    ResponderExcluir
  14. Lúcia,
    não seria essa que aparece no post do desfile de terça? Eu não vi ela lá no domingo.
    http://ramonlamar.blogspot.com/2011/03/carnaval-2011-sete-lagoas-6.html
    Abração!!!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.