Casal de corujas buraqueiras ou corujas-do-campo (Athene cunicularia, anteriormente Speotyto cunicularia) junto ao estacionamento do Shopping de Sete Lagoas. |
"As corujas-do-campo são mais ativas durante o dia. Vivem nos campos, pastos, em áreas alteradas do cerrado. Constroem seus ninhos no chão, em buracos. São capazes de atacar, em voos rasantes, outras espécies e pessoas que se aventurarem como intrusos nas regiões próximas aos seus filhotes, nestas pequenas tocas." blog VERDE VIDA
No trecho acima, escrito pelo colega Cláudio Gontijo, está implícita a questão fundamental da relação do homem com os outros animas e plantas: de quem é o espaço físico?
O crescimento das cidades sempre aconteceu de forma a cumprir o entendimento que "o planeta é do homem e nos foi dado como presente". Mesmo que na tradição judaico-cristã tenhamos sido "expulsos do paraíso", acreditamos que a natureza foi criada para o nosso desfrute e deleite. Todos os seres vivos devem curvar-se ante a superioridade humana.
Os tempos mudaram, as convicções que temos hoje a respeito das intricadas relações que existem na "teia da vida" mostram que estávamos completamente equivocados. O caminho que percorremos - desde os estudos cataclísmicos da década de 1960 sobre os "limites do crescimento" até as conclusões atuais sobre o "aquecimento global" - mostra que erramos feio em achar que tínhamos o perfeito domínio de tudo.
Não é apenas uma questão de "salvem o bichinho". É a questão de preservar também as nossas condições de sobrevivência.
Quando vamos aprender a conhecer nossos limites? Quando vamos começar a desarmar a bomba-relógio que ativamos?
Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior
Esta espécie também se encontra próxima ao campo do democrata.
ResponderExcluirAbraços,
Alessandra
O texto é oportuno, Professor. Boas imagens!!
ResponderExcluirOnde estarão os limites da ação humana, gananciosa ?
Quais serão os limites para a região da Lagoa da Chácara ?
Abraço.
Obs: Será que não aceitariam uma exposição nossa, após um bom trabalho na região da Lagoa da Chácara, de fotos, no Casarão ? Evento (pertinente) neste período de lutas. Já pensou em uma semana com vários acontecimentos culturais (Teatro-P.do Boi, Poemas, Pinturas, Concursos de redação nas escolas, música)relacionados à causa da Lagoa?
Cláudio,
ResponderExcluirbiólogo é uma raça mesmo, não?
Eu estou pensando exatamente nisso, em fazer um evento alternativo, com tempo amplo para poder explicar para a população e para os políticos os motivos que nos levam a ser contra o empreendimento.
Você está convidado a se juntar a nós, claro!!!!!!
Abração.
Impressionante Ramon, a inspiração pra escrever esses posts deve ser um dom divino, ou pelo menos sempre explicita meus pensamentos sobre suas fotos hehe. Parabéns, ótimo post.
ResponderExcluirAbraço