As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Insetos




Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

6 comentários:

  1. Perfeito!!

    Sem mais comentários.

    Grande abraço, Ramon.

    ResponderExcluir
  2. Estas fotos vieram a calhar...
    Transmite calma, repouso.
    São como oásis, onde podemos descansar para ganhar força e seguir na caminhada.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Ramon,
    Estas fotos me inspiraram uma pergunta: se encontra em S. Lagoas insetos incrustados em metacrilato transparente?

    abs.

    Claret

    ResponderExcluir
  4. Claret,
    para vender, não.
    Uma editora publicou uma coleção de insetos e outros invertebrados preservados por essa técnica. Então algumas crianças (a minha filha, por exemplo) têm.
    A técnica é muito simples. Basta a preparação dos insetos em um solvente com um pouco de resina e depois a adição de resina com o catalisador (ácido benzóico, se não estou enganado). Quando feito em superfície lisa, é uma facilidade. Quando não, precisa de polimento que é um pouco chatinho.
    Aprendi a técnica lá na UFMG, com meu querido mestre Mário De Maria. Eles têm lá uma coleção muito boa. No dia da despedida do Mário (aposentadoria) ele ganhou um enorme Limulus incrustado na resina (ajudei a preparar).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. O escaravelho rinoceronte, é muito comum em Portugal. Começa a aparecer pela época da Páscoa.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.