As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 19 de dezembro de 2010

Captação de Água do Rio das Velhas (?)

Esta postagem é em atenção a pedidos insistentes de moradores das proximidades da Av. José Sérvulo Soalheiro.

Várias ruas da cidade estão sendo cortadas e tubulação calibrosa está sendo instalada pelo SAAE. As informações extraoficiais é que se destinam ao sistema de captação e distribuição da água do Rio das Velhas. 
Como sei que a Assessoria de Comunicação do SAAE frequenta este blog e mui solicitamente procura esclarecer os questionamentos, nem que seja com um sorriso e um aceno, solicito-lhes alguma explicação, confirmativa ou não. 
É isso mesmo? Onde está(ão) sendo construída(s) a(s) estação(ões) de tratamento? A previsão é investir primeiro na ampliação da rede de subadutoras para mais tarde construir a(s) ETA(s)? A origem dos recursos envolve o PAC e o BNDES? Os recursos para a(s) ETA(s) estão garantidos?

Antecipadamente agradecemos.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

4 comentários:

  1. Ramon,
    Já encaminhei seu post para o Setor de Engenharia, quando receber o parecer,posto imediato.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Narinha.
    Eu li algumas coisas que foram publicadas pela imprensa, mas o pessoal da área está com dúvidas sobre o cronograma do processo. De uma maneira geral, e concordo com eles, a estação de tratamento já devia estar em franco andamento.
    Grande abraços.

    ResponderExcluir
  3. Ramon,

    Desculpe a demora, mas ficamos sem energia durante o dia inteiro.

    O SAAE informa:

    Obras na Rua José Sérvulo Soalheiro: “PAC AGUA ESTÁ EM RITMO ACELERADO”. A obra de Ampliação do Sistema distribuidor de água, já foi licitada e as obras já começaram. Está em construção uma das adutoras de agua do contrato PAC – Água ao longo da Rua José Sérvulo Soalheiro. Esta obra tem como finalidade a ampliação e melhoria em todo o sistema de agua da cidade. Possibilitará a flexibilidade na distribuição da água captada nos poços profundos existentes, permitindo que a produção de uma região possa ser distribuída em outra de maior demanda. Depois de toda a obra executada o SAAE poderá limitar a utilização diária dos poços em 16 horas e não mais em 24 horas ininterruptas como é feito hoje. Esta medida possibilitará a recarga do aquífero responsável pelo abastecimento. O valor total deste investimento é da ordem de 30 milhões de reais.

    PAC ÁGUA - (obra em andamento) contempla:

    Construção de treze reservatórios;
    Construção de três Estações Elevatórias de Água;
    Construção de 23.540 m ou 23 Km de sub-adutoras que distribuirão água a partir destes centros de reservação, com vazão suficiente para atender a demanda local e, futuramente, também às demandas dos demais reservatórios a eles vinculados.
    Reinstalação dos poços do Sistema CDI, com bombas submersas e recalque de suas águas até um centro de tratamento, de onde serão recalcadas ao reservatório Montreal;
    Ampliação e Substituição de redes de distribuição que estejam com materiais inadequados e ou com diâmetros inferiores a 50 mm.

    Vantagens:

    Aproveitamento de todos os poços atuais e desativação gradativa daqueles que, através de estudo específico, demonstraram ser antieconômicos ou tecnicamente inviáveis.
    Possibilidade de uma maior flexibilidade na distribuição da água captada pelos poços profundos, independente da região em que se encontrem, permitindo que a produção da região sul possa ser distribuída na região norte de Sete Lagoas, bem como, da região norte para a sul.
    Limitação da utilização diária dos poços em 16 horas/dia, possibilitando a recarga do aquífero (hoje os poços trabalham 24h/dia).



    A obra de captação de água do Rio das Velhas ainda não foi licitada, apesar do contrato de financiamento com o BNDES já ter sido assinado.
    São obras distintas (PAC Agua e Captação de agua do Rio das Velhas) e que depois de executadas serão interligadas.
    Este novo sistema proposto prevê a interligação e integração das águas do Rio das Velhas às aguas captadas através de poços (PAC Agua).


    A obra de captação de agua do Rio das Velhas ainda não começou, mas deverá contemplar:
    Construção de 28 Km de adutoras;
    Construção de ETA - Estação de Tratamento de Água convencional em Funilândia;
    Captação de água superficial no Rio das Velhas em Funilândia;
    Construção de Estação Elevatória de Água;
    Construção de novo Laboratório junto à ETA;
    O SAAE, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras e os departamentos de Licitação do SAAE e da prefeitura, estão preparando o edital para viabilizar o início imediato das obras de captação de agua no Rio das Velhas. O prazo para a execução das obras é de 2 anos.


    Maria Fátima de Melo Cassini L'Abbate
    Setor de Engenharia/SAAE

    ResponderExcluir
  4. Excelente explicação. Sugiro que a mesma seja encaminhada aos órgãos de imprensa para o entendimento de todos.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.