As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Blogs, água do Shopping e bomba no SAAE

PASSADO
Acabei de lembrar de um fato e "corri" para capturar as telas de uma discussão - no bom sentido - que tive com o Pablo (então pertencente à Assessoria de Comunicação do SAAE) sobre a questão das instalações para a água fornecida ao Shopping Center
Na época, a menos de um mês atrás, o assunto veio a tona por causa de uma denúncia num dos blogs geridos por funcionário do SAAE que alertava em relação à suposta "gambiarra" dos canos de PVC no local. A conversa virtual se deu no blog do amigo Flávio de Castro. Capturei as telas e coloco-as aqui. Acho que explicam bem a minha preocupação, de ontem e de hoje.

 

PRESENTE
Realmente, ainda não sei o que aconteceu na casa de máquinas do SAAE aqui perto de casa onde um artefato explosivo foi encontrado. De qualquer maneira acho que haverá algo de pedagógico no entendimento desse problema e de outros similares, a partir da preocupação externada anteriormente. Pedagógico porque a celeuma iniciou-se por causa de um blog que estava sendo desmerecido pelas informações divulgadas, mas gerou um questionamento que agora todos perceberão que era importante. Eu sei que vai ser aquela velha história de comprar cadeado depois que a porta foi arrombada. Fazer o quê? 
Quanto ao que realmente se apurou na diligência policial, só buscando o BO pois os dados divulgados são conflitantes demais e a nota divulgada no blog oficial do SAAE - "Em foco" - restringiu-se a repudiar o acontecido apontando a covardia e inconsequência do ato. Informação divulgada pelo blog "Diário do SAAE" (não oficial) dá conta que o artefato se encontrava "dentro da Casa de Máquinas entre a laje e a telha" e que ali só poderia ser colocada com o uso de uma escada.

FUTURO
Espero que o (ir)responsável pela tentativa de atentado seja encontrado e que a culpa não recaia sobre o zelador da casa de máquinas, que pelas informações que colhi no local está lá cobrindo o período de férias dos zeladores rotineiros. Espero ainda que, na próxima SIPAT do SAAE (no final desse mês) o assunto seja amplamente debatido. Aliás, não só no SAAE.
Ah, e vamos torcer para que o Olho Vivo, instalado a poucos metros do local, tenha capturado a imagem que possa indicar a movimentação suspeita no local ajudando a elucidar o mistério. 
Continuarei procurando informações, e assim que as tiver, disponibilizarei aqui.

Texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

5 comentários:

  1. Ramon, bom dia.

    Embora eu não considere didático relacionar a conversa virtual que tivemos anteriormente (quando eu exercia a função de assessor de imprensa do SAAE) com o ocorrido na última quarta-feira, acho importante atentarmos para um detalhe.

    Se houve uma tentativa de atentado abortada pelo GATE, existiu uma motivação pessoal, talvez política. Eu usei de humor na nossa conversa virtual, mas não é segredo para os setelagoanos que existem servidores do SAAE satisfeitos e tantos outros insatisfeitos.

    Foi uma ação tramada por um servidor ou por um grupo de servidores? Não partiu de servidores, mas tinha o objetivo de atingir a autarquia? Só as investigações policiais revelarão os detalhes.

    Por fim, temos que esperar a investigação rápida da polícia e concordar com a nota de repúdio conjunta emitida pelo SAAE e pela Prefeitura: "O gesto covarde e inconseqüente do(a) autor(a) desta iniciativa colocou em risco não apenas a estrutura física do SAAE e das residências nos arredores, mas principalmente, a vida de senhores, senhoras e crianças que moram e/ou transitavam pelo local."

    ResponderExcluir
  2. Pablo,
    postei o diálogo porque ele não se deu em meio tão virtual assim, uma vez que foi aceito e publicado no Blog do Flávio de Castro. Portanto a nossa conversa tornou-se pública. E a relação entre o conceito de zelador e possibilidade de ocorrência de atentados é clara. Aliás, só apontei aquela possibilidade por saber (todo mundo sabe) das questões envolvendo motivações políticas e pessoais. Até no incêndio da Serra de Santa Helena houve a tentativa de ligação com eventual "atentado".
    Aliás não é uma questão didática (sobre formas de se ensinar as coisas), mas uma questão pedagógica (sobre a possibilidade de se aprender alguma coisa, de se tirar alguma lição, um aprendizado).
    Contudo, se você julgar inadequado, não tenha dúvidas que excluirei o tópico a seu pedido.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Comentário anônimo não será aceito neste assunto por se tratar de uma investigação em andamento. Qualquer informação ou discussão deve ser encaminhada à polícia.

    ResponderExcluir
  4. Ramon, não exclua o tópico.
    Ele deve ser, realmente, pedagógico, para o aprendizado de que ações são vinculadas às responsabilidades. E que muitas dessas atitudes têm conseqüências sérias.
    Falo aqui de emulsões explosivas escondidas a comentários e posts feitos sem identificação. São ações covardes, sob meu ponto de vista.

    Abraço,
    Pablo

    ResponderExcluir
  5. Pablo,
    acredito que acabo de receber meu maior presente de Natal esse ano. O seu entendimento foi para mim um motivo de alegria enorme.
    Por instantes fiquei apreensivo por imaginar que você poderia estar chateado comigo. Se por um ínfimo momento isso aconteceu, peço-lhe "um mol" de desculpas.
    Abraços e continuemos juntos nessa luta por uma Sete Lagoas melhor.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.