As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ajuda aê, né gente!

Conversei agorinha com os dois funcionários que fazem o recolhimento do lixo jogado dentro da Lagoa Paulino. Conversinha rápida. Eu na calçada, eles no barco. Relataram que todo dia é muito lixo tirado da lagoa, e que quando chove a coisa fica feia mesmo. Muito simpáticos, seguiram em seu trabalho pouco reconhecido pela população. Na verdade, acho que eles mereciam da prefeitura (ou da ViaSolo, sei lá) um prêmio e um incentivo por cuidarem das águas do principal cartão postal da cidade.

[Clique na imagem para ampliar.]

Mas que falta de educação jogar lixo em uma lagoa, não? Um verdadeiro absurdo o lixo jogado nas margens, nas ruas... e que depois o vento e a chuva carreiam para dentro da lagoa. Vamos fazer a nossa parte! Fico deveras preocupado em perceber que o cidadão que reclama da sujeira, da rua esburacada, do esgoto a céu aberto também tem seu momento de emporcalhar a cidade. Claro, evidente e óbvio que não são todos, mas muita gente nem cora a face ao jogar papel, copinho e garrafa d'água vazia no chão. E imaginem o lixo que afunda na lagoa.

 [Clique na imagem para ampliar.]

Aliás, nem precisa imaginar. Muitos se lembram das vezes que a Lagoa Paulino foi esvaziada e da remoção de toneladas de garrafas, latinhas, copinhos e até pneus no fundo da mesma.
Ajuda aê, gente!!!

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

4 comentários:

  1. Ramon, nos períodos do já sepultado Carnasete, fiz uma matéria que teve foto na capa, com a sujeira da lagoa.
    Um desses funcionários q trabalhava na época na limpeza da lagoa me relatou que já retiraram até cachorro morto lá de dentro.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acharam gente morta tambem!!! Tem um Pirarucu de aproximadamente 2 metros, espa perto de morre com a poluição, ele fica perto do Colégio Arthur Bernardes, e nem esta importando com quem chega perto! Isso ñ é normal, a poluição esta demais na lagoa!

      Excluir
  2. É, Ramon!

    Os funcionários da limpeza pública mereceriam maiores incentivos por parte da Prefeitura e da ViaSolo. E realmente eles são muito simpáticos! Moro perto da Lagoa da Boa Vista e sempre cumprimento-os com um sorriso. Sorriso verdadeiro, gentilmente correspondido.
    Quanto à vergonhosa sujeira, aqui na Boa Vista encontramos a mesmíssima situação. (Você bem sabe!)
    Faz tempo que eu me propus a fazer um "book" com fotografias "polutas" (ironia: lixo também é arte, por que não? - Isso já virou jargão!). Por sinal, essa poluição é vista beeem de longe! (Ô, "BOA VISTA"!)
    Eu, por mim, faço a minha parte (e ainda acho pouco). Se não encontro lixeiras (lixeiras? Lixeiras-gatos-pingados, isso sim! É tão raro ver alguma!), guardo os "restos" na bolsa, ou então levo-os na mão, mesmo. Muitas vezes trago comigo os "resquícios" até chegar em casa!

    Abração!
    Carolina

    ResponderExcluir
  3. Se a população não fizer sua parte não tem condições.
    Todo esse lixo vai pra lagoa porque as pessoas não jogam na lixeira, uma ação fácil e simples de praticar.
    Mesmo que a lixeira não esteja próxima, não custa nada guardar o lixo para jogar em um local adequado.
    O ambiente agradece o gesto de cidadania tão fácil de se praticar.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.