As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bactéria da Nasa II, a revanche!

Acabo de ler na Folha de S.Paulo, online, (clique aqui) uma série de críticas que foram enviadas à revista Science sobre o tal artigo alusivo à descoberta da bactéria que incorpora arsênio em sua estrutura. Resumidamente (aconselho a ler todo a notícia lá na Folha), os questionamentos e considerações são:

1) Possibilidade de contaminação do meio de cultura com fósforo (não havendo, portanto, apenas arsênio para ser utilizado).
2) Utilização do fósforo proveniente da morte de outras bactérias ("reciclagem", né?).
3) Inexistência de experimentos para comprovar que todo o fósforo do DNA teria sido trocado por arsênio.
4) Sugerir, mesmo que nas entrelinhas, que seja uma bactéria ET ou de ascendência ET.
5) Busca de "justificativa para a existência da NASA" após sofrer profundos cortes de orçamento.
6) Marketing exagerado.

Segundo a notícia "foram tantas cartas com comentários técnicos, algumas assinadas por grandes nomes da ciência, recebidas pela ´Science´, responsável pela publicação do trabalho, que a revista decidiu editar um novo artigo com uma espécie de revisão da pesquisa".

Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.