As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vidros: armadilha fatal para os pássaros

Recebi esta mensagem por e-mail. Visitei o blog (horahjornalverdade.blogspot.com) e achei interessante a abordagem sobre o assunto, acrescentando mais uma matéria.
Nos dias ensolarados os pássaros saem em revoadas, mas muitos não retornam a seus ninhos, pegos de modo fatal por uma armadilha construída involuntariamente pelo homem: os vidros das janelas. (link)

Silvia e Heitor Reali
Jornal da Serra

Ninguém pensa nisso quando escolhe morar "junto à natureza". Integrar-se é a palavra chave; a Serra da Cantareira, assim como outras regiões de mata que ainda restam, precisa ser poupada da ação depredadora do ser humano, e nela se incluem seus habitantes naturais. Aqui, a interferência no ambiente deve ser a menor possível porque, do contrário, exatamente o que nos atraiu corre o risco de desaparecer sob nossas mãos.

Ameaça invisível

Mas como não ter uma casa com muitas janelas de vidro, já que a natureza lá fora é um convite irresistível ao olhar?Em contrapartida, como impedir que os pássaros se choquem contra elas, porque não veem o vidro (eles não têm esse registro em sua memória) que acaba funcionando como armadilha, pois, em sua transparência, espelha o céu, as nuvens e as árvores.

Quantos pássaros tiveram seu voo feliz brutalmente interrompido pela janela da sua casa? Quantas vezes você se mortificou com isso? Se involuntariamente você contribui para essas mortes, há um modo de evitá-las: recorte em papel contact preto a silhueta de um falcão negro (veja molde abaixo) e cole nos vidros onde os pássaros costumam bater. Se o vidro for grande, você pode ampliar o desenho ou colocar duas ou três silhuetas, em tamanhos variados. O falcão negro é um predador e inimigo natural dos outros pássaros. Desse modo, assim que o avistarem, os passarinhos se desviarão de seu rumo e, consequentemente, de suas janelas de vidro. Além disso, são decorativos e enfeitam com muito bom gosto sua casa. Tem mais: significam que você expandiu sua consciência ambiental.

Importante: É preciso colar as silhuetas do lado de fora do vidro, para que fiquem bem visíveis.

Salve a figura abaixo em seu computador, imprima e use como molde. A partir dela você pode ampliar ou diminuir o desenho. Dobre o molde e o papel contact ao meio para recortar. Assim, os dois lados do pássaro ficam iguais.



============================================

Vidros: assassinos invisíveis de pássaros (link)

25 de julho de 2010
Por Brenda Buschle (da Redação – França)

Todo ano, um grande número de pássaros é pego pelos vidros. Para alertar os profissionais da construção e particulares, a Aspas (Associação pela Proteção dos Animais Selvagens), na França, lançou uma ação de sensibilização, financiada em parte pela Fundação 30 Millions Damis.

Varandas, pontos de ônibus, garagens de bicicletas, vitrais… Por causa da transparência ou por refletir o ambiente, o céu ou a vegetação, essas superfícies causam todos os dias acidentes mortais para os pássaros. O choque, muito violento, pode ser fatal, ou provocar lesões graves. A Aspas editou dois documentos para sensibilizar as pessoas dos perigos que representam nossas construções. Um à destinação do grande público, outro aos profissionais: “os prédios em vidro estão na moda. Quem constrói, mas também quem planeja as construções, como arquitetos, deve tomar medidas de proteção, tanto quanto as considerações estéticas”, diz Madline Reynaud, presidente da Aspas.

Foto: Reprodução/30 Millions D'amis

Mais mortal que uma maré negra

“Centenas de milhares de voadores são vítimas desses choques todos os anos”, diz Madline Reynaud. Um número alarmante, que ultrapassa o de uma maré negra, mas que passa relativamente despercebido pelas autoridades, como pelos cidadãos.

Segundo matéria publicada no site da Fundação 30 Millions Damis, entre os prédios perigosos estão: o do Ministério da Ecologia, da Energia, do Desenvolvimento e do Mar. Sua fachada, que reflete os vegetais, é mortal para os voadores. Por outro lado, a pirâmide do Louvre reflete apenas os edifícios do célebre museu que o rodeia. “Ela não representa, assim, nenhum perigo”, confirma Madline Reynaud.

Soluções e ajustes simples

Certas regras podem ser aplicadas durante a construção dos edifícios: vidros com nervuras ou pintados, opacos ou superfícies envidraçadas de preferência com ângulo inclinado em vez de reto. Essas medidas permitem aos pássaros diferenciar a superfície envidraçada da realidade. Mas o que fazer pelos prédios já construídos e não adaptados? “Os ajustes são simples”, diz a presidente da Aspas, “basta instalar cortinas ou redes que indiquem aos pássaros que os vidros estão presentes”. Pode-se também afastar os alimentadores das janelas para evitar atrair os pássaros, ou ainda limitar a vegetação ao redor de um jardim de inverno.
============================================
  
PERIGO URBANO link
 
Vidraça espelhada mata passarinhos
DANIELA PEREIRA

BLUMENAU - Uma cena diferente chamou a atenção dos funcionários de um edifício na Rua XV de Novembro, em frente à Praça Dr. Blumenau. Sete pássaros, entre sabiás, rolinhas e mariquitas, morreram esta semana ao bater contra as vidraças espelhadas do prédio. Em nenhuma outra construção com as mesmas características foi registrado incidente igual.

O professor de Ecologia Rudi Ricardo Laps disse que não há explicação única para a morte dos pássaros, pois seria necessário um estudo aprofundado. Porém, há algumas possibilidades. A primeira delas é o sistema de cores que os bichinhos enxergam. Enquanto os homens veem três cores, os pássaros veem quatro. Como enxergam mais, acabam confundindo mais, em especial quando há reflexo.

A luminosidade dos últimos dias, com a alta emissão de raios ultravioletas, também pode ser um fator de risco. Segundo Laps, os pássaros são sensíveis aos raios e podem ter ficado desnorteados com o aumento repentino, uma vez que até o final de outubro os dias eram mais nublados. O reflexo azul do céu ajuda nesta confusão aviária.

Outra hipótese levantada pelo professor é a localização do prédio, logo em frente a uma praça com árvores de copas grandes. A construção pode estar em um local antes usado como rota pelos pássaros, que ainda não se acostumaram com o obstáculo, pois o prédio é novo.

Curiosidades
- Entre as espécies que mais se chocam com vidros espelhados estão as andorinhas, por confundirem a superfície com espelhos d’água. Estes pássaros dão voos rasantes para se hidratarem
- Outro ponto de choque das aves são as antenas de transmissão de TV, rádio e celular. O campo magnético atrai os pássaros. Neste caso, não são eles que batem, eles são puxados
- Fonte: professor de Ciências Biológicas da Furb, Rudi Ricardo Laps

11 comentários:

  1. Ramon, eu sempre converso com os passarinhos.
    Dia desses, disseram-me que nós, humanos, estamos até mudando os "ares" deles. Apelavam-me, abrindo as asas freneticamente, e bicavavam o asfalto...!
    Me prometeram voltar. E espero por eles, assim.

    ResponderExcluir
  2. Prof.Ramon, obrigado pela matéria. Depois de alguns pássaros colidirem em minhas janelas e no jardim de inverno, comecei a pesquisar o que eu poderia fazer...urgente para salvá-los. Sou farmacêutica, moro no exterior e amo o meio ambiente. Hoje mesmo um morreu em minhas mãos, que horrível, me senti culpada. Entre minhas buscas te achei! bom peguei o molde e amanhã já colo nas vidraças! Obrigada! Patrícia

    ResponderExcluir
  3. Patrícia, por favor, dê retorno sobre as suas providências e se deram certo. Se quiser, mande fotos e as publico para incentivar mais ainda as pessoas. Um grande abraço e boa sorte para você e para os pássaros.

    ResponderExcluir
  4. Coloquei o desenho em minhas janelas e hoje vi q um pássaro bateu! Vou colar vários.

    ResponderExcluir
  5. Colei em minhas janelas e não está adiantando. Os vidros são escuros, seria por este motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vidro escuro atrapalha, com certeza. Mas também é mais fácil de ser visto pelos pássaros. Suas mensagens são ambíguas, está funcionando ou não?

      Excluir
  6. Bom dia!

    Estou construindo perto de uma mata e gostaria da presença dos pássaros em minha casa.

    Se eu colocar o desenho do falcão vão vou afastar as aves da minha residencia?

    Existe algum tipo de vidro que evita esse tipo de problema?

    att,

    Miller

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miller, boa tarde!
      Está aí uma ótima pergunta. Acho que você terá que fazer a experiência. Creio que o falcão só espantará os que estiverem em voo na direção da sua janela. Os outros "apreenderão" que é apenas uma imagem. Não conheço vidro que evite o problema, talvez um vidro mais escuro ("fumê") seria percebido pelos pássaros... mas não sei se o resultado estético ficaria legal.
      Se fizer o experimento, relate os resultados para nós.
      Abraços!

      Excluir
  7. o vidro de minha janela é fumê e ainda sim os pássaros continuam a colidir , ou seja , um vidro mais escuro ñ adianta, mas vou testar o desenho.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!

    Também está acpntecendo em minha casa, mas em uma janela que não tem cortina. Nunca pensei que isso aconteceria. Vou colocar as cortinas... tomara que funcione...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raythe, relate para nós depois se deu certo. Pensou em fazer o "falcão"?

      Excluir

Para comentar, use o Google Chrome ou o Firefox. Só são aceitos comentários a partir de e-mails válidos. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.