As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Dengue, calendário e Praça do Kat

Leiam a matéria completa que deu origem a este comentário aqui

Chamou-me a atenção a matéria publicada no www.setelagoas.com.br (veja o trecho inicial abaixo) por três razões:
(1) A necessidade de combate à Dengue em Sete Lagoas, que no decorrer desse ano de 2010 gerou muitos casos na cidade.
(2) A época inadequada para se envolver alunos das escolas públicas (final de ano letivo).
(3) O desconhecimento do nome de uma das principais praças da cidade (Praça Wilson Tanure ou Praça do CAT - Centro de Apoio ao Turista).


De 1.057 casos confirmados da doença no ano de 2009, já alcançamos, no dia 11 de setembro, 3.270 casos (ou 3.235 pelos dados de 16 de novembro ???) confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde em Sete Lagoas. Durante o ano ocorreu grande variação do LIRAa - Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti - que de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde aponta a infestação atual de 0,9% no município (em setembro era 0,2%, em março era de 4,1% e em janeiro era de estratosféricos 7,8%).  Os 0,9% atuais estão na faixa preconizada como meta pela Secretaria Estadual de Saúde (abaixo de 1%), mas como estamos em período de baixa transmissão o dado deve ser motivo de alarme, pois tende a crescer novamente, podendo atingir patamares acima dos registrados esse ano.
Envolver alunos no final do ano letivo em campanhas é complicado. Com a preocupação com as notas finais e o início das férias, a ideia rapidamente se dilui e a lição é esquecida. Espero que um bom trabalho já estivesse sendo desenvolvido nos últimos meses (fico na dúvida, pois com uma musiquinha dessas a impressão que passa é que foi tudo de improviso). Aliás, considerando que os bairros mais afetados são Santo Antônio, com 177 casos; Santa Luzia (144), Progresso (132), Boa Vista (123), Centro (122), Luxemburgo I (114), Santa Rosa (95), Orozimbo Macedo (92), Canaan (88), Catarina (87), Aeroporto (84), Montreal (82), São Geraldo (71), Nova Cidade (70), São João (69), Nossa Senhora do Carmo I (65), Jardim Arizona (65) e Interlagos I, com 62 casos registrados, soa estranho levar para manifestação apenas os alunos do bairro Cidade de Deus e não envolver os alunos dos bairros-focos principais.
Pra finalizar, é sintomático que se uma praça que tem um Centro de Apoio ao Turista tenha seu nome (ou apelido) grafado errado por um órgão de imprensa. Sinal que o apoio ao turista não está sendo bem conhecido, ou não está sendo bem executado. Kat??? De onde tiraram isso???
Ah, podem aproveitar e recolher o lixo abaixo na Ilha do Milito.

Observem que o pneu está ali há vários dias (pois tem desova de caramujo nele) e as latinhas
estão na posição ideal para o mosquito aproveitar. [Cliquem para ampliar]

Texto e foto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. Corrigiram um dos Kat na matéria original. Mas ainda sobrou um. Onde está o Wally?

    ResponderExcluir
  2. De acordo com o Internetês, considero-me ignorante.



    [Hoje faz 17 anos que me mudei pra Sete Lagoas... VIVAS!]

    ResponderExcluir
  3. Sobre o CAT, tenho um comentário não muito turístico. É a tal "Casa do Papai Noel" tão propalada na cidade, em cartazes, jornais, e Mini-outdors de gosto duvidoso. Fui lá ver, pois apesar do local ser do município pagava R$2,00 para entrar, já achei uma sacanagem, se o turista se for lá vai dar é tiro. O que vi lá foi um amontoado de feiúras,com uma casinha de madeira tosca, uma mesinha, sofá velho, um papai Noel anão, bem queimado de praia e barba de peruca kanekalon, num mau cheiro de dar inveja a gambá. Parecia resto de um natal que alguém jogou fora!Tudo isso com patrocínio até de vereador... Quem vai prestar conta do arrecadado, o papai Noel?

    Dedetizador de gato amarelo

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.