As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

sábado, 8 de outubro de 2011

As garças e as palmeiras imperiais da Lagoa Paulino

Lá vou eu por um caminho espinhoso... mas tenho que ir.
Na aurora deste blog, ou seja, em 30 de junho de 2010, publiquei um texto sobre as garças e seus danos na antiga paineira ao lado da Ilha do Milito ("Ilha das Garças") e na figueira (Ficus elastica) próxima ao Cine Fox (leiam clicando AQUI).
Retorno ao assunto porque as garças praticamente alcançaram seu objetivo, danificando irreversivelmente a figueira. Agora, aliás já tem um bom tempo, ameaçam provocar o mesmo efeito nas palmeiras da orla da Lagoa Paulino, notadamente na região próxima à Praça Francisco Sales (entre o Ricardo Eletro e o Iporanga, para quem não é lá muito bom em nomes de ruas e praças). Pelo visto, serão as próximas. A calçada já está tomada pelo guano das aves. Dali elas irão para onde? Para os buritis da Lagoa Paulino, para a sapucaia do Mercadão ou para as gameleiras da Estrada dos Tropeiros?


As garças procurando a copa das palmeiras no final da tarde.
O guano no chão.

A solução que proponho, dentro do que já foi exposto no tópico antigo é a mesma: fogos de artifício fracos para incomodar as mesmas e forçá-las a procurar locais menos problemáticos. A dura luta que ocorre dentro da ecologia urbana. É importante discutirmos o assunto, aliás já passou muito da hora. Duas árvores grandes já se foram e um dos cartões postais da cidade está ameaçado.


 Ramon Lamar de Oliveira Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.