As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Garça Azul (Egretta caerulea)

Garça-azul (Vitória, ES - maio/2011). Foto: Ramon L. O. Junior
Encontrei o exemplar acima equilibrando-se nas pedras de um cais em Vitória (ES). Infelizmente foi um disparo só, mas até que ficou legal. O belo exemplar voou logo em seguida. Seguem-se algumas informações sobre a espécie disponíveis no site Brasil: 500 Pássaros (clique AQUI).

Família: Ardeidae
Espécie: Egretta caerulea
Comprimento: 51 a 64 cm. 
Presente em todo o litoral brasileiro, Pantanal e Bacia Amazônica. Encontrada também desde o sul dos Estados Unidos e América Central até a Colômbia, Peru, Chile e Uruguai. Habita manguezais e lamaçais do litoral, os quais explora nos momentos de maré baixa, além de alagados, rios e lagos, sendo mais comum em áreas costeiras.
Vive sozinha ou em grupos espaçados de 2 ou 3. Seus ninhos são plataformas construídas de gravetos, geralmente em manguezais, localizados de 1 a 3 m acima da linha d'água. Põe de 2 a 5 ovos azuis. Conhecida também como garça-morena (Pará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.