As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 21 de março de 2011

Só para entender e não esquecer: o Boulevard Santa Helena

Santa Helena que nos perdoe, mas não tem como não voltar com o tema. Antes que a memória curta se apague, convém mostrar de novo algumas (são muitas) das questões envolvendo o tal projeto "made in the thigh" ou "faite à la cuisse" (por tradução direta na ferramenta do Google Tradutor, os especialistas corrijam, por favor).

Clique na imagem para ampliar. Créditos: Google Earth
Área Rosa: Área de cerradão, com bom grau de preservação, onde se pretende construir o Condomínio 1 com 935 lotes de 600 metros quadrados.
Área Vermelha: Onde se pretende a construção de 90 prédios de 7 a 10 andares (são 90 lotes cada um com mais de 2000 metros quadrados, se cada lote tiver um prédio, é isso... mas como pode ter mais de um prédio por lote...). Essa área encontra-se entre a Lagoa da Chácara (área azul 1) e a área alagável (área azul 2). Não foi feito estudo hidrogeológico e geotécnico. Basta cavar um metro nas lagoas secas que já brota  água. Não se sabe se há cavidades no subsolo.
Área Laranja: A grande piada! É a Área Institucional para a prefeitura construir hospital, escola, creche, posto de saúde... área de rapel, tobogã, pista de skate! Haja Óleo de Peroba para apresentar um projeto como esse.
Se precisar, consulte o tópico sobre o assunto (clique aqui) com a planta do projeto sobreposta à foto de satélite.

 Ramon Lamar de Oliveira Junior

12 comentários:

  1. Ramon,

    O projeto atual é incompatível com o linceamento ambiental do Estado. Não acredito que os empreendedores irão conseguir transpor esta barreira.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Ola Ramon,

    visto atraves deste mapa/foto me horriza ainda mais o tal Boulevard (se isso fosse possivel)!

    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Você nasceu para ser Professor!!!

    Mais explicado do que isto, só em trabalho de campo.

    Abraços,
    Alê

    ResponderExcluir
  4. Que nojo disso aí Ramon! Agora vizualizei a merda que pretendem jogar no nosso futuro. Cadê o MP?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Ramon, minha pergunta é, tem que construir este bulevar logo as margens da Serra Santa Helena? Será que em um futuro próximo teremos deslizamentos de encontas assim como em outros estados?
    Já que querem fazer um condominio, minha sugestão seria implantar o mesmo na aréa do aeroporto que fica entre os bairros Esperança, Jardim Europa Nova cidade e Aeroporto. É um terreno enorme que está abandonado. Os moradores e o comércio desta região com certeza iriam receber este bulevar de braços abertos. rsrsrs
    Pode verificar as dimensões desta aréa no google maps.
    abraços!!
    ATT:
    André Balbi

    ResponderExcluir
  6. André,
    é o problema da especulação imobiliária, área nobre, perto do Shopping...
    A área do aeroporto está destinada ao futuro Hospital Regional (se sair, né?).
    Quanto aos deslizamentos, acho difícil pois a situação geológica lá é diferente... mas do jeito que as coisas andam, nunca se sabe!
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  7. Ramon,
    gostaria de saber sobre o processo do Parque da chácara em relação a entrar no Ministerio público contra a construção do Boulevarde.
    Abraços. Marília Bonoto.

    ResponderExcluir
  8. Marília,
    essa semana teremos reunião do IMMAC e o assunto deve ser abordado. Qualquer novidade eu coloco por aqui, ok?
    Abração!!!

    ResponderExcluir
  9. Ramon , sou aluna do Curso Técnico de Meio Ambiente na ETMSL, e queria aproveitar a oportunidade para te parabenizar sobre a sua esplanação na Câmera de Vereadores, na discussão sobre a água e saneamento básico em Sete Lagoas , realmente foi muito esclarecedor! Porém agora o assunto é esse projeto absurdo do Boulevard , inclusive estou fazendo um trabalho sobre esse assunto e queria te pedir autorização para usar alguns tópicos que achei interessantes sobreo o assunto no seu blog , desde já agradeço.
    Larissa Vida

    ResponderExcluir
  10. Larissa,
    sinta-se completamente a vontade em usar tudo o que estiver no blog. Se precisar de mais algum esclarecimento, basta perguntar. Pode ser por aqui mesmo.
    Há muitos aspectos estranhos em relação ao tal empreendimento. Torço pelo sucesso do seu trabalho e que possa ajudar a esclarecer mais pessoas.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ramon, muito obrigada , qualquer dúvida eu te pergunto !
    Um grande abraço pra você também !

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.