Ontem, recomendei aos meus alunos uma visita ao blog da Alessandra Casarim para ler um texto sobre Recuperação de Áreas Degradadas. No meio da aula, o par de neurônios falhou e eu não lembrava o endereço do blog dela nem que uma manada tossisse!!!
O texto é curto e bastante didático. Coisas da Alessandra e da sua experiência de sala de aula em transmitir as ideias de maneira simples e inteligente.
Segue então um link (clique aqui) para o texto.
Ramon Lamar de Oliveira Junior
Meu Caro Ramon.
ResponderExcluirSegui o "link" e li o artigo.
Brilhante.
Infelizmente em Portugal estámos a passar por uma fase de desertificação e, as responsabilidades estão a passar ao lado. Nestes últimos anos, os pinhais do meu país foi atacado pelo "Nemátodo", importado em madeiras vindas da china.
Os nossos agrónomos ou estão a dormir ou, não têm forma de se fazerem ouvir.
O "Pinus" árvore de especial relevo nas construções navais de outros tempos , pinhais como o de Leiria , mandados plantar pelo nosso rei D. Diniz estão a ser dizimados. Não se faz ou não se sabe como combater semelhante praga.
Os nossos governantes estão mais interessados com a venda aos madeireiros, pois estes alimentam-se bem à custa do mal dos outros. Esta praga, começou no Sul do País e, já chegou ao Norte. É necessário o abate sistemático em tempo útil, mas não se faz a reflorestação pelo menos em espécies que resistam a esta praga.
Se se der ao interesse de pesquisar no meu espaço, em tempos, dei o grito do "Ipiranga", mas a praga continua.Hoje ninguém fala em semelhante "peste".
Vamos todos defender com garra as nossas florestas.
Um abraço ecológico . João