Líquens são associações que se caracterizam pela vantagem mútua conseguida por alguns tipos de algas e fungos. As algas (clorófitas ou cianófitas) fazem fotossíntese e produzem alimentos para elas e para os fungos. Os fungos fornecem a água e os sais minerais retirados do ambiente. Os líquens são organismos muito pouco exigentes, crescendo nos locais mais inóspitos como na superfície das pedras nuas ou na tundra ártica. Líquens também crescem sobre o tronco das árvores e palmeiras, servindo às vezes como indicadores dos pontos cardeais. Para nós, no hemisfério sul, os líquens crescem predominantemente na face sul dos caules, onde a insolação não é muito intensa.
Muito interessante, no caso dos líquens que vivem nas pedras é o mecanismo de obtenção de água: durante a noite a rocha esfria e o vapor d'água condensa sendo absorvido pelos fungos que transferem a umidade para as algas durante o dia. Os líquens são pioneiros nos processos de sucessão ecológica em rochas nuas, podendo iniciar a degradação da rocha com a produção de ácidos liquênicos, começando a formar um solo onde outros organismos como musgos e gramíneas irão se desenvolver. Até chegar a uma floresta, o processo consome cerca de mil anos.
Líquens e orquídeas crescendo na pedra em pleno processo de sucessão ecológica. Todas as imagens obtidas na Serra do Cipó (MG) |
Texto e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior
Olá Ramon! Será que posso usar uma de suas fotografias para a ilustração de uma apostila?
ResponderExcluirDesde já, obrigada.
Kátia Rotmeister
Kátia, você pode usar qualquer imagem minha do blog, desde que cite a fonte (Foto: Ramon Lamar), ok? Verifique se a imagem é minha mesmo. Se não estiver falando nada... é minha (rs). Algumas tenho em resolução melhor, se precisar, posso enviar.
ExcluirAceito encomendas!!! Como assim? Se você precisar de uma determinada foto, pode ser que eu tenha no meu arquivo. Se tiver, terei prazer em enviar para você, novamente pedindo apenas a citação.
Abraços e sucesso na produção do seu material.