As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 25 de junho de 2011

Líquens da Serra do Cipó (MG)

Líquens são associações que se caracterizam pela vantagem mútua conseguida por alguns tipos de algas e fungos. As algas (clorófitas ou cianófitas) fazem fotossíntese e produzem alimentos para elas e para os fungos. Os fungos fornecem a água e os sais minerais retirados do ambiente. Os líquens são organismos muito pouco exigentes, crescendo nos locais mais inóspitos como na superfície das pedras nuas ou na tundra ártica. Líquens também crescem sobre o tronco das árvores e palmeiras, servindo às vezes como indicadores dos pontos cardeais. Para nós, no hemisfério sul, os líquens crescem predominantemente na face sul dos caules, onde a insolação não é muito intensa.
Muito interessante, no caso dos líquens que vivem nas pedras é o mecanismo de obtenção de água: durante a noite a rocha esfria e o vapor d'água condensa sendo absorvido pelos fungos que transferem a umidade para as algas durante o dia. Os líquens são pioneiros nos processos de sucessão ecológica em rochas nuas, podendo iniciar a degradação da rocha com a produção de ácidos liquênicos, começando a formar um solo onde outros organismos como musgos e gramíneas irão se desenvolver. Até chegar a uma floresta, o processo consome cerca de mil anos.




Líquens e orquídeas crescendo na pedra em pleno processo de sucessão ecológica. Todas as imagens obtidas na Serra do Cipó (MG)
 Texto e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Olá Ramon! Será que posso usar uma de suas fotografias para a ilustração de uma apostila?
    Desde já, obrigada.
    Kátia Rotmeister

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kátia, você pode usar qualquer imagem minha do blog, desde que cite a fonte (Foto: Ramon Lamar), ok? Verifique se a imagem é minha mesmo. Se não estiver falando nada... é minha (rs). Algumas tenho em resolução melhor, se precisar, posso enviar.
      Aceito encomendas!!! Como assim? Se você precisar de uma determinada foto, pode ser que eu tenha no meu arquivo. Se tiver, terei prazer em enviar para você, novamente pedindo apenas a citação.
      Abraços e sucesso na produção do seu material.

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.