As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Luminárias de LED na feirinha

Tanto no primeiro quarteirão da rua Professor Abeylard, quanto na própria feirinha da praça Dom Carmelo Mota, foram colocadas algumas luminárias de LED.

Dois modelos de luminárias de LED flagrados na feirinha.
A tecnologia de iluminação por LEDs apresenta uma grande economia de energia, apesar do custo inicial alto de sua implantação. Um dos problemas dos LEDs é o foco unidirecional. Uma tentativa de se contornar o problema pode ser vista na segunda foto, que mostra uma luminária onde os LEDs permitem melhor espalhamento da luz. 
E aí, amigos da CEMIG, é isso mesmo? Estamos em testes?

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. A implantação do novo sistema de iluminação utilizando-se LEDs faz parte do projeto "Cidades do Futuro" que esta sendo executado em Sete Lagoas como projeto piloto.
    Mais informações podem ser consultadas em:http://www.sme.org.br/arquivos/pdf/091209SMARTGRID.pdf (Apresentação feita pela CEMIG)

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Marden.
    Eu já pensei que o nosso "Cidades do Futuro" era coisa do passado. Bom saber que a ideia não morreu.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.