Aproveito a frequência do SAAE ao meu blog para fazer um questionamento simples. É possível resolver ou remediar o frequente vazamento de esgoto que ocorre na Rua Professor Abeylard? Se é possível, quando será feito? Há um cronograma? Há uma esperança?
A situação já está se tornando insustentável. Seguem mais duas fotos do "rio de Esgoto", em local bem conhecido pelo SAAE.
Fotos tiradas na manhã de 14 de setembro de 2010. |
Ramon Lamar de Oliveira Junior
Tenho certeza de que o SAAE ainda precisa de muito para conseguir atender satisfatoriamente a população setelagoana. Porém quando se trata de problemas no esgoto temos duas questões:
ResponderExcluirmuitas vezes o SAAE deixa realmente a desejar na execução de seus serviços.
Mas por outro lado, a população ainda tem muito que se auto-educar pois o que eles (profossionais do SAAE) encontram na rede de esgoto não é brincadeira. Desde coisas simples como sacolas até fetos (como já aconteceu).
Apopulação anda muito sem consiência a acabam causando mal a elas mesmas.
Professor Ramon Lamar, o diretor operacional do SAAE, Maiston Gonçalves, informa que as fotos são referentes ao entupimento da rede de esgoto na esquina das ruas Leopoldina e Professor Abeylard, que foi solucionado imediatamente após o recebimento da solicitação do serviço.
ResponderExcluirO diretor ressalta ainda que o entupimento se deu por causa de materiais/objetos encontrados na rede de esgoto, como sacolas plásticas, garrafa pet, fraldas descartáveis, roupas velhas, etc...
A solução para este problema seria a construção de caixas diluidoras nas casas e, também, a troca da rede de esgoto daquela região, procedimento que está sendo estudada pelo Setor de Engenharia do SAAE.
Prezado Sr. Prof. Ramon Lasmar,
ResponderExcluirinformamos que seu questionamento é de vital importância e chegou em hora oportuna.
O SAAE já está executando o levantamento planialtimétrico da Rua Prof. Abeylard para elaboração do projeto e em seguida execução da obra de substituição da rede coletora de esgotos em toda a sua extensão.
Estamos nos esforçando ao máximo para que tudo se complete até o final de 2010.
Agradecemos sua preocupação, que também é nossa, e reafirmamos nosso compromisso de, dentro de nossa capacidade orçamentária, aos poucos ir solucionando todos os problemas dessa natureza.
Eng. Gilberto Cunha - SAAE
O blog agradece a atenção do SAAE em responder os questionamentos, mas sustenta que a frequência com que tais episódios acontecem vem se tornando intolerável.
ResponderExcluirNão poderíamos gastar um pouco da verba da publicidade no alerta à população para que tais "incidentes" não mais aconteçam (lixo provocando entupimentos) em vez de outdoors sobre a importância da água para a Arena do Jacaré? Não seria mais prático, mais urgente e mais bem aplicado?
O SAAE, que detêm o controle do saneamento no município não pode exigir por portaria a construção, ou através de fiscalização a caixa diluidora? É muito difícil assim? Para outras coisas o SAAE é eficientíssimo, resolve-se na hora, para questões que envolvem fiscalização e exigir o certo, deixa-se para depois das eleições, sempre...
ResponderExcluirOs problemas do SAAE começaram quando certo prefeito "cabeçudo", achando que, fizera uma rede de esgotos perfeita, mandou o SAAE deixar de exigir a construção das mesmas, esquecendo que, no centro da cidade e bairros antigos ainda acha-se manilhas 0,10 (diâmetro de um punho fechado + ou -). Agora, fica o ônus para a cidade, como quase todo prefeito deixa a sua marca de "Zorro" ou de "Tonto".
Quanto ao atendimento, as boas línguas, dizem que o Presidente mandou diminuir o numero de atendentes no escritório do SAAE,são muito guichês para poucos 1 ou 2 atendentes.
Aliás, ele já está durando muito, não acham? O ideal, seria um pessoa mais inteligente e de fácil relacionamento com os servidores e a população... E engenheiro não é fácil, vide um engenheiro irmão na administração...
Anônimo Setelagoano
Outros trechos onde o esgoto flui a céu aberto na cidade:
ResponderExcluir1-Rua Cel. Eurico de Souza Gomes, esq. com Olinto Alvim.
2- Avenida Getulio Vargas em frente a casa do Dr. Genésio.
3- Quase em frente à Ação Social da Prefeitura.
4- Avenida Vilas Lobos e rua adjacentes no Bairro Panorama.
5- Perto dos Hospitais.
6- Avenida Antonio Olinto, em frente à Praça da Estação.
7- Na Rua Paulo Frontim, frente ao posto Milênio.
Alguns outros já citados aqui e alguns que não me lembraram.
Agora pergunto, se o prefeito é engenheiro, o irmão dele tb., o presidente do SAAE é engenheiro, os da ACISEL anterior e atual são, onde estão a capacidade dos mesmos, principalmente quando chove na cidade e todos os esgotos entram em fase de Gêiser?
Onde estão a capacidade, tão simples de tampar buracos (de verdade com asfalto bom e técnica) em época de estiagem?
Como não conseguem nem rebaixar um tampão de esgoto ou nivelá-lo com a rua?
Pois é, fica aqui a pergunta, pois não sou engenheiro, nem político e tampouco estou querendo ficar nessa cidade, apesar de ser setelagoano de nascença, tamanha a incompetência e podridão com que zelam pelas coisas publicas...
E ainda se acham o "supra sumo", pedindo votos e saindo em reportagens como que conseguissem pelo menos aliviar a desgraça de ser setelagoano.
Anonimo Setelagoas