A gente fica emocionado mesmo com essas coisas. Recebi uma mensagem da Izabella no tópico sobre as flores do Cerrado Mineiro com os seguintes dizeres: "Oi meu nome é Izabella tenho 9 anos. Eu estava fazendo uma pesquisa pra escola sobre o barbatimão, essas fotos me ajudaram muito. Obrigada♥"
Muito bem, Izabella, seguem mais duas fotos do Barbatimão: Folhas, frutos e detalhe do caule do Barbatimão.
Aspecto da planta inteira. Serra do Cipó, Minas Gerais.
"Barbatimão (Stryphnodendron) é uma árvore de porte médio e, por vezes, até pequeno, de casca rugosa e galhos tortuosos. Folhas compostas pinadas de folíolos arredondados. Flores esbranquiçadas ou avermelhadas pequenas e dispostas em espigas. O fruto é uma vagem comprida, carnosa, grossa, com uns 10 centímetros de comprimento. Ocorre principalmente do Pará a São Paulo, Bahia, Minas e Goiás. O povo usa infusões da casca para certas enfermidades." (modificado de Nossas Madeiras, de Eurico Santos, Editora Itatiaia, Belo Horizonte.)
O barbatimão é usado na medicina popular para vários fins: hemostática (parar hemorragias), emética (provocar vômito), antisséptica, antidiarreica, antiescorbútica (contra o escorbuto - deficiência da vitamina C) e antiasmática, entre outros usos.
Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior
Olá Ramon!
ResponderExcluirQue bonitinho!
Deve ser gratificante receber uma cartinha como a da Izabella. Seu dom de ensinar, meu amigo, vai muito além Cursos, Colégios, Blogs, no dia a dia nos ensina e nos encanta e motiva com o AMOR que tem pela natureza! Foi uma riqueza E UMA FELICIDADE conhece-lo e convivendo através dos blogs.
Recebeu meu e-mail e entendeu o passo a passo?
Posso ensiná-lo pessoalmente, se desejar, não é nada dificil.
Beijos
Celle