As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 15 de agosto de 2010

Som automotivo e outras perturbações sonoras

Já liguei várias vezes para o 190 para reclamar de som alto na vizinhança depois da meia-noite. Da última vez, a PM demorou 2 horas para passar pela rua onde o som era insuportável. 2 horas, isso mesmo, fiquei conferindo a ação (ou melhor, a falta dela) pela janela do prédio. Aí o som já havia sido desligado. De outras vezes ouvi: "não podemos fazer nada a respeito de veículos que estão em movimento".
A tal da "perturbação do sossego" é prevista na Lei das Contravenções Penais (de 1941) de forma bem clara e inequívoca:

Perturbação do trabalho ou do sossego alheios
Art. 42 – Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:
I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:
Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

Muito melhor do que nas resoluções do CONTRAM que falam sobre a medição dos ruídos e aferição de instrumentos e bla bla bla. No fundo, uma maneira de ver a perturbação do sossego ser estimulada. PM tem decibelímetro??? O fiscal da Secretaria de Meio Ambiente vai ao local às 3 da madrugada com o decibelímetro??? Ah, para!!! Olha só que coisa ridícula:

"A partir de 10/11/06, data em que passou a vigorar a Res. nº 204/06, somente é permitida a utilização de equipamento que produza som, em veículos de qualquer espécie, em nível de pressão sonora não superior a 80 decibéis, medido a sete metros de distância do veículo." Bom senso ficou de lado, na letra dessa resolução.

O cidadão-comum está sem saída. A não ser que o cidadão-não-seja-comum: já ouviu barulheira na porta da casa de juiz, delegado, prefeito? "Todos são iguais perante a lei, mas alguns são mais iguais do que os outros!"

Lendo sobre o assunto, achei um texto bem interessante na internet, postado por uma policial da PM de Goiás (Karen Carrijo, CB):

"Como o elemento subjetivo da conduta é o dolo, o infrator precisa ter a vontade consciente de perturbar o sossego alheio para que se considere uma infração penal. E não é isso que normalmente acontece com um motorista, por exemplo, que aumenta o som de seu carro para beber num bar. Mas ele assume o risco, então teve dolo eventual. Ao homem médio, é natural se concluir que aquele volume de som pode causar incômodo a alguém. Portanto a guarnição realmente determinará ao dono do veículo que cesse o ruído, informando-lhe sobre o incômodo que o som está provocando. Havendo insistência do condutor, há o cometimento da contravenção (art. 42 da LCP) e agora do crime de desobediência, Art. 330 do Código Penal, já que a ordem do servidor foi legal.
Na prática, é apenas solicitado ao dono que abaixe ou desligue o som. Não é a medida esperada pela lei. Cessado o ruído perturbador, não cessam seus efeitos. O PM não deve mensurar a ofensividade do bem, concluindo que se refere a uma infração de menor potencial ofensivo, pois já fez isso o legislador, que até o momento não revogou o dispositivo que ainda vige. Então a condução à delegacia é a medida que se espera do policial para que se previna a infração, que se responsabilize o seu autor e que o bem jurídico tutelado, o sossego alheio, recupere a lesão sofrida. E o solicitante, aquele mesmo que chamou a guarnição, tem o direito de exigir o cumprimento da lei.
Pouco importa se a Prefeitura Municipal concedeu ou não alvará para a prática de algum evento ou funcionamento de algum bar ou casa noturna. O âmbito aqui é penal. Cabe aos proprietários de seus bares e de suas casas noturnas impedir a saída do som para a parte externa de seus estabelecimentos. Pouco importa também a existência de prova técnica que ateste a quantidade de decibéis."


Importante lembrar que poluição sonora é diferente de perturbação do sossego. Uma coisa é avaliar quanto tempo é necessário para que ocorra lesão auditiva pela exposição ao som alto. Outra coisa é você ter seu sossego interrompido, sono por exemplo, e não conseguir ou tiver dificuldade em retornar ao repouso. O argumento de
"barulhinho passando pela rua não pode ser considerado poluição" é usado pelas empresas de publicidade sonora e pelos instaladores do som automotivo.
Ainda resta-nos o consolo da punição natural, na forma de surdez progressiva, aos admiradores de um som alto. Acho que a natureza ou a fisiologia humana não vão revogar essa lei!

Texto (exceto as citações): Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Esse é um problema que conheço bem, aqui onde moro também somos forçados a escutar músicas (ou seriam ruídos?) que muitas vezes nos incomodam. Moro na Av. Raquel Teixeira Viana, uma das ruas que dão acesso direto à saída da cidade pela Castelo Branco, penso que todos que possuem um som de alta potência o testam aqui, além das lotações, caminhões, carros, e navios que fazem som anormal aqui no começo da avenida tentando bater recordes de velocidade até a praça do Canaã.

    ResponderExcluir
  2. Navios... he he he. Aqui na rua temos navios que navegam no Rio de Esgoto. Ontem, dois submarinos quase colidiram na esquina.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.