As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dia bravo esse de hoje: SEXTA-FEIRA, 13 DE AGOSTO! Ainda por cima, agosto, popularmente o mês do desgosto.

Jason Voorhees, da saga "Sexta-Feira 13".

Pesquisei algumas coisas na internet:

AGOSTO:
Não passa de uma crença popular que circula o mundo, mas muitas pessoas sejam por superstição ou qualquer outro motivo preferem não arriscar.
O nome Agosto foi dado pelos romanos como uma homenagem ao imperador Augusto, dada a sua boa fase, entre eles a sua ascensão à compostura de Cônsul e a conquista do Egito. Mas o mistério ainda continua; não se sabe onde, quando e porque Agosto se tornou o mês do azar. Podemos citar alguns acontecimentos desagradáveis que aconteceram no mundo neste mês:
- 24 de agosto de 1954, no Rio de Janeiro, o então Presidente da República Getúlio Vargas, suicidou-se.
- O presidente Jânio Quadros renunciou à presidência da República no dia 25 de agosto de 1961.
- Juscelino Kubitscheck, vítima de um desastre automobilístico, faleceu no dia 22 de agosto de 1976.
- No dia 13 de agosto de 1961 foi dado o início a construção do muro de Berlim.
- Dias 6 e 9 de agosto de 1945 Hiroshima e Nagazaki foram “varridas” pela bomba atômica, mais de duzentas mil pessoas morreram nestes dias.
- 1º de agosto de 1914 começou a 1ª Grande Guerra Mundial e em agosto de 1939 inicia a II Grande Guerra Mundial.
- Agosto também é chamado como o mês do cachorro louco, isso devido ao calor intenso nessa época do ano (não sei onde), aumenta-se a proliferação do vírus da raiva canina e aí muitos casos eram registrados nesse mês, com a intensificação da vacinação esse dito foi para o saco.
(http://diegoxavier.com/porque-agosto-o-ms-do-desgosto/)
SEXTA-FEIRA, 13:
A superstição do número 13 foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de cristo. Para se ter uma idéia, o Código de Hamurabi, criado 1700 a.C. vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituidos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Com relação ao dia sexta-feira, diversas culturas consideram como dia de mau agouro:
  1. Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu na sexta-feira.
  2. A morte de Cristo aconteceu na sexta-feira quando é celebrado a Paixão de Cristo.
  3. Marinheiros ingleses não gostam de zarpar seus navios em um dia de sexta-feira.
No cristianismo, é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.


Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.
Alguns incidentes ocorridos em sextas-feiras, 13:
  • 13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
  • O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
  • A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rugbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_13 com modificações)
Ah, para quem gosta de Fórmula 1, sabem qual é o carro de número 13? Não, não é o do Rubinho!!! Não tem nenhum. A superstição é brava por lá também.

3 comentários:

  1. Por falar em azar...

    Você leu o Sete Dias de hoje?

    Um Lobo Guará foi capturado pelos bombeiros. O animal visitava a Arena do Jacaré. Engraçado que sempre morei naquela região, quando era menino e nunca tinha ouvido falar em lobos lá...
    Um abraço
    Paulinho do Boi

    ResponderExcluir
  2. Eta urucumbaca esse negócio de mês de agosto.Por falar nisso só umdetalhe sobre a segunda guerra:
    a invasão da polônia que para muitos marcou o início da segunda grande guerra pode ocorreu em 31 de Agosto de 1939, mas a declaração de guerra pela inglaterra e frança só veio em 3 de setembro de 1939,tornando a guerra de fato "mundial". Por isso para muitos historiadores a guerra só começou em setembro de 1939 e foi até 2 de setembro de 1945(provavelmente so eu que sou tarado o bastante pra saber disso). Portanto nem tudo que é ruim acontece em agosto, tem sempre uma coisinha pior para acontecer em setembro he he he!

    ResponderExcluir
  3. Márcio, como dizem: pior do que a sexta-feira 13, só o sábado 14!!!
    Aliás, 31 é 13 de trás pra diante.
    E 3 de setembro é 3/9, ou 39 que é 3x13!!!
    E também... k k k
    Abração.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.