As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vinháticos do Parque da Cascata

Copa de um dos vinháticos do Parque da Cascata. (Plathymenia sp)
O turista quer tirar fotos. Agora então, com o advento das câmeras digitais e celulares que fotografam e filmam, virou mania mundial. Daí os "pontos turísticos" devem apresentar locais que os simbolizam, que as pessoas possam fotografar e depois mostrar aos amigos dizendo: "Eu estive lá!"

Sequoia e turistas: Parque Nacional das Sequoias (Califórnia, USA). Fonte: http://jalopnik.com
Em Sete Lagoas não temos sequoias, mas temos outras árvores bem bonitas e interessantes. Três delas encontram-se no Parque da Cascata. São três vinháticos centenários com cerca de 20 metros de altura. Trilhas foram construídas exatamente para levar o turista até elas. Duas pessoas seriam suficientes para abraçar o tronco e sair na foto. Mas não tem como tirar essa foto. Os vinháticos estão cercados por arame farpado, provavelmente para impedir que sua casca seja arrancada para ser usada em chás ou "garrafadas".

Vinhático (Plathymenia sp) cercado por arame farpado.
Melhor do que o arame farpado seria um aviso da proibição de remover a casca e punições cabíveis. Os turistas apenas podem ver uma placa no pé de cada árvore com o nome da espécie (cortesia do CDL), nenhuma informação sobre as mesmas. Aí está um bom serviço para a SELTUR, SEMMA e ADESA. Que tal olhar a situação dos vinháticos e providenciar a identificação e informações sobre outras árvores do parque. Os visitantes certamente irão apreciar.

Fotos dos vinháticos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. Ramon, concordo plenamente com você! Devemos educar nosso povo, ensinando-o como fazer, sugestionando-o a querer bem sua cidade e a cuidar da natureza e não cercar com arame farpado, coisa feia!

    ResponderExcluir
  2. Ramon,

    O Amarildo me disse que, sempre que pode vc. está dando uma força lá no Parque da Cascata. A família dele tem uma amizade antiga com a família dos pais de minha esposa, e conseqüentemente conosco. Ele estava me contando como está abandonado o Parque e o pouco movimento, que está tendo lá de turistas.
    É uma pena, pois locais bonitos nós temos, mas preferem ficar endeusando aquela praça feia da Prefeitura, como se ela fosse fazer algum milagre em nossa cidade, e como num passe de mágica, algumas pessoas voltassem a enxergar, expurgando a cegueira e ilusão de uma cidade exuberante!

    ResponderExcluir
  3. http://fightfriendss.blogspot.com/ gostei do seu blog d++++++ mais mesmo! visita ai o nosso valew

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.