As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 14 de agosto de 2010

Manotaço da Folha de S.Paulo

Com a matéria on line Chuva de meteoros dá espetáculo no hemisfério norte (13/08/2010), a Folha cometeu uma gafe mais espetacular do que a a tal chuva. 6 imagens foram postadas, mas nenhuma delas mostrava uma "chuva" de meteoros. 4 realmente mostravam meteoros, mas um só em cada foto. Mas o pior é que as outras duas fotos nem mostravam meteoros, e sim o "risco" feito pelas estrelas no céu quando se usa uma exposição fotográfica prolongada. Muitos leitores perceberam e fizeram comentários, mas a tal matéria veio sem a possibilidade de "comunicar erros à redação". O link é: clique aqui. Mas suponho que alguém vai perceber e mudar as fotos. Por via das dúvidas, salvei duas. Uma com um meteoro sobre Stonehenge e a outra, só com as estrelas. Coisas de sexta-feira 13!

Um meteoro (bem acima, o traço maior) sobre Stonehenge. Os outros traços
são estrelas capturadas em exposição prolongada.

Estrelas em exposição prolongada e não meteoros. Que bola fora, hein?

Aliás, fotografar uma chuva de meteoros está nos meus planos. Só esperando acontecer uma por aqui. Fotografar estrelas com exposição prolongada é moleza, basta a máquina ter o recurso. A foto abaixo, tirada por mim, mostra a constelação de Escorpião em exposição de 15 segundos.

Clique na foto para ampliar, a "cabeça" do escorpião está embaixo e a cauda,
enrolada, está na parte de cima, à esquerda.

Texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. Muito bom seu blog Ramon, comecei a acompanhar ontem e realmente tem muita matéria legal aqui, no portal 7L também já tinha visto algumas postagens suas. Outra coisa que gostei foram as fotografias dos seus álbuns (Panoramio/Olhares), muito boas, eu ainda entendo muito pouco de fotografia mas há algum tempo achei um canal muito legal no youtube, se interessar passa lá depois:
    http://www.youtube.com/user/jmandrad#p/u

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Ramon, a Regina Marcia passou por aqui e lhe ensinei como postar comentários, Ela o fez na materia que endereçou a ela. Viu o comentário dela?
    Quanto ao assunto de hoje, eu também estranhei a reportagem da Globo.

    Um beijo,
    celle

    ResponderExcluir
  3. Vi sim, Celle! Ela está postando como anônima, mas um dia aprende a fazer direitinho, ela até que é um pouquinho inteligente!!! (risos frouxos)
    Um abração enorme.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.