As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Não precisa explicar, eu só queria entender!"

Para os jovens que não sabem, o título é o bordão do macaco Sócrates no antigo humorístico "Planeta dos Homens", da Rede Globo. De antes mesmo do "Planeta", passando por todos os outros humorísticos até o Zorra Total hoje, o que vemos são as versões televisivas do "Turma da Maré Mansa" da Rádio Globo do RJ, que fazia o Brasil inteiro rir nas ondas médias e curtas dos rádios. Até as piadas são as mesmas. Ô nostalgia!!!

"Não precisa explicar, eu só queria entender!"
Macaco Sócrates - Programa de Humor Planeta do Homens

Mas o que eu queria entender é o seguinte: SETE LAGOAS CIDADE TURÍSTICA!!!
Aí o mato cresce e floresce na Praça Dom Carmelo Mota durante o mês de Julho (Julho = férias = turistas) e, no dia SEGUNDO DIA DE AGOSTO a VIA SOLO manda uma turma capinar e tratar a referida praça. Dá para entender uma coisa dessas?

Praça Dom Carmelo Mota com a grama aparada para o turista das férias de julho.
Obra em progresso nesse primeiro dia DEPOIS das férias.
(02/08/2010)

Não existe calendário.
Não existe preparação.
Não existe conhecimento técnico.
Não existe bom senso.
Existe vocação turística em Sete Lagoas? Sim, existe, acredito seriamente nisso. O que nos falta é gestão (Digo gestão para usar um nome mais moderninho. No passado, eu usaria o termo competência. Gestão é mais bonitinho, né? Não vai ferir muitas suscetibilidades.).

PS1.: Ontem o dia inteiro e hoje pela manhã, na cabeceira da mesma praça, o "Rio de Esgoto" estava lindo e pujante. As gotas impregnadas sendo espalhadas pelos educados motoristas em alta velocidade. Que beleza!!! Para quem estava com saudades de imagens do "Rio de Esgoto" da Rua Professor Abeylard, olha aí a nascente dele em atividade no domingo (01/08/2010). Nascente esta que parece ser um refluxo do esgoto no passeio de um cidadão que deve estar desesperado ligando para o SAAE (o rio ficou ativo por mais de 24 horas, imaginem!).

Esgoto minando bem próximo ao centro da cidade (qualidade do asfalto e da vegetação também são notáveis).

A foto seguinte mostra o rio à montante do meu prédio no dia 01/08/2010.


Rio de Esgoto da Rua Professor Abeylard (esquina com Villa Lobos), CENTRO.

PS2: A meu ver, gestão de condições para o turismo é função da Secretaria de Turismo. Não adianta querer empurrar esse peixe para a Secretaria de Meio Ambiente ou outra instância. No meu entendimento, funciona assim: a Seltur observa, registra, interpreta e decide; em seguida solicita o imediato atendimento de suas necessidades pela Secretaria de Meio Ambiente (e Via Solo), pela Secretaria de Obras ou pelo SAAE (um ponto turístico com esgoto em suas margens precisa ser atendido pelo SAAE com urgência).

PS3: Turismo gera receita, gera empregos, gera melhorias para TODOS os bairros da cidade. Pensemos assim.

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Um comentário:

  1. Ramon,

    O mais incrivel de tudo isso, é que nos meses de inverno a vegetação fica rala, quebradiça e escassa. Mas em Sete Lagoas turística ela cresce e fica verdinha durante todo o ano. Eles devem molhar esses capins durante a noite toda, enquanto não tem ninguém observando, deixando só as árvores e flores sem o mesmo cuidado, pois as árvores estão morrendo e há muito tempo já não se vêm flores.
    Mas voltando ao turismo, ainda não falamos das poluições (sic) e da falta de preparo do SAAE e todos os outros órgãos para lidar com o assunto!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.