Hoje estivemos no Aquário do Rio São Francisco, no Zoológico de Belo Horizonte (Fundação Zoobotânica). Seguem-se fotos da nossa presença para registro da turma do TEMPLO 8 do Projeto CONEXÃO DAS ÁGUAS. Infelizmente (para o registro das fotos... mas para a felicidade dos peixes) o uso de flash não é permitido nos aquários. Daí a dificuldade de se conseguir fotos maravilhosas sem estar com um tripé e peixes treinados que fazem poses.
Convém observar que alguns dos peixes (como o tucunaré) e os anfíbios dendrobatídeos não são da fauna do São Francisco. O tucunaré foi introduzido como exótico e os dendrobatídeos estavam numa terrário de "exposição temporária", são da amazônia e não pude deixar de registrar. Pela sinonímia, parece ser o também conhecido como Dendrobates tinctorius ou Dendrobates machadoi (aquele em homenagem ao meu mestre Ângelo Machado, na Neuronatomia Médica e na Entomologia).
No mais são fotos de dourados, surubins (pintados), matrinchãs, curimatãs, cascudos, piaus, pacus, piranhas e traíras, especialmente. O miserável do mandi, logo ele, resolveu ficar na sombra, no fundo (como gosta) e não se prestou a boas fotos.
Cliquem nas imagens para ampliar:
Ramon Lamar de Oliveira Junior
Muito legal o museu, a turma e a ideia. Parabéns!
ResponderExcluir