As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 18 de março de 2013

Trotes em universidades: qual o sentido?

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/03/18/interna_gerais,358831/ufmg-apura-excessos-em-trote-preconceituoso-com-alunos-de-direito.shtml
Já tem um tempo que me rotulo como formado na ANTIGA-UFMG. 
Não é questão de ser politicamente correto ou interpretar o contexto a partir de uma única foto (como mencionaram alguns internautas em defesa do trote quando as fotos apareceram nas redes sociais e na mídia). Não é um problema só da UFMG. Quando não são situações humilhantes como a da foto acima (não interessa se consentida ou se era caloura ou veterana) e saudações nazistas (no mesmo trote), são as bebedeiras fenomenais que conduzem a estados alterados ou morte.
Qual o sentido disso? Pra quê isso? Pra mostrar que a universidade é a nossa elite do conhecimento ou nossa ilha da liberdade de expressão a qualquer custo? Pra mostrar que aqui podemos tudo porque a polícia não pode entrar (vide episódios da USP)?
Qual o sentido disso? Um dia fizeram comigo e agora é minha vez de fazer com os calouros? Um dia me humilharam, me chamaram de burro e agora, dono da sabedoria e do poder, sou eu que posso comprar uma corrente e um cadeado e fazer isso de forma premeditada?
Ou sou apenas um adestrado, cuja felicidade se resume a repetir atos impensados e ganhar um biscoitinho (ou uma foto no Facebook) no final... exibindo aquele troféu de pescaria?
Nem passa pela minha cabeça discutir sobre "nossos futuros magistrados". Preocupa-me mais a questão "nossos futuros". 
Pensem em trotes solidários, pensem com o cérebro e não com partes menos nobres.
No momento, só fica martelando em minha cabeça a pergunta: QUAL O SENTIDO DISSO?

Ramon Lamar de Oliveira Junior
Biólogo - Licenciado, Bacharel e Mestre pela ANTIGA UFMG

PS.: Nada contra o trote de brincadeiras saudáveis, de confraternização, de cunho ambiental (plantação de mudas) ou  voltado às questões da saúde (tão interessante para a área biomédica, como a doação de sangue).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.