As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 2 de março de 2013

Lagoa Paulino, Esgoto, Pedalinhos, Dengue e Ações do Prefeito

Hoje, às 16 horas, estive na Ilha do Milito a convite do vereador Renato Gomes (presidente do PV) para uma reunião informal em que estaria presente o prefeito Márcio Reinaldo. O Renato solicitou minha presença para que pudéssemos conversar com o prefeito sobre a questão do esgoto na Lagoa Paulino.
O prefeito mostrou-se não só bastante inteirado da situação como também com ideias muito lúcidas e sensatas para a resolução do problema do esgoto de forma imediata. De acordo com ele, o nível da lagoa deve ser rebaixado ligeiramente para permitir a realização de obras pela Secretaria de Obras e pelo SAAE. Isso deve ser feito nos próximos dias para resolver a questão de forma rápida, sem muitas delongas. Tal rebaixamento também permitiria a remoção de boa parte do assoreamento com o uso de uma draga. Concordo plenamente com tal abordagem que se contrapõe a outra possibilidade que a ele foi apresentada pela Secretaria de Obras, que seria o esgotamento imediato da lagoa. Estamos em período chuvoso e não há como realizar o esgotamento da lagoa. Talvez, a partir de maio, cessadas as chuvas, seria o momento propício para uma outra ação de recuperação total da orla da Lagoa Paulino e também da orla da Lagoa da Boa Vista, ambas em estado muito precário.
No entanto, a reunião foi marcada principalmente pela constatação da existência de grandes depósitos de água parada dentro dos pedalinhos da lagoa. Relatou-nos o prefeito que, enquanto caminhava hoje pela manhã no Bairro Santa Luzia (em ação preventiva contra a dengue) recebeu telefonema do ex-prefeito Ronaldo Canabrava solicitando que fosse feita a vistoria dos pedalinhos. Alguns pedalinhos não são utilizados e ficam acumulando água nesse período chuvoso. A Maria José, da Secretaria de Saúde, esteve presente e relatou a dificuldade que o pessoal da secretaria tem com a aplicação quase semanal de produtos para evitar a proliferação de mosquitos no local. Imediatamente, o prefeito convocou o Secretário de Meio Ambiente - Joaquim Matoso - e a Polícia Militar. O prefeito exigiu de pronto, baseado nos últimos decretos municipais em relação ao combate à dengue, que fosse feito um BO e que todos os pedalinhos fossem recolhidos, só sendo liberados para o concessionário do serviço à medida que o mesmo demonstrasse condições de mantê-los em estado de limpeza e adequado funcionamento.

Focos potenciais de proliferação do Aëdes aegypti nos pedalinhos.
Alguns dos pedalinhos nem ficam na lagoa, ficam parados e acumulam a água do período chuvoso.
A Polícia Militar cumprindo a determinação do prefeito em relação aos pedalinhos.
Também foi discutida a questão de eventos que ocorrem na Ilha do Milito e suas condições de segurança, bem como a necessidade de melhorar o paisagismo de nosso principal cartão postal.
As pessoas podem nos surpreender positivamente ou negativamente. Naquele momento, ali na ilha, o prefeito surpreendeu-me muito positivamente. Demonstrou conhecimento dos assuntos, interesse e capacidade de exigir soluções imediatas.
Sabendo da manifestação programada para amanhã, organizada no Facebook, para a limpeza da orla da Lagoa da Boa Vista, teceu elogios à participação popular, enxergando ali uma parceria necessária para o bom relacionamento entre prefeitura e população.
Aproveito para mais uma vez convidar a todos para participar amanhã, 03 de março de 2013, de mais um evento para limpeza da orla de nossas lagoas, agora na Lagoa da Boa Vista com concentração às 8 horas da manhã junto ao antigo Restaurante Mirante. Se possível levem luvas e sacos plásticos. A Secretaria da Saúde também confirmou presença e colaborará ainda mais para o sucesso. Que possamos colher o fruto mais importante que é a conscientização de todos. Uma cidade se faz com pessoas que participam de sua vida ativamente.

Texto e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

4 comentários:

  1. Que maravilhosa notícia, Prof. Ramon! Fico extremamente feliz em saber que o prefeito está se envolvendo com as questões emergenciais da cidade como limpeza urbana, dengue, etc. Atitude que há muito não víamos por aqui. Torço para que nossa iniciativa, surgida através do movimento no FB, gere muitos outros bons frutos. Até amanhã! Abçs, Junia Villani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom demais da conta, né Júnia? Amanhã estaremos lá... firmes...

      Excluir
  2. Fiquei impressionado mesmo foi com sua nota no ENEM 2012, você obteve média geral 792,32. Parabéns. Tenho 16 anos, nesse ano tentarei pelo SISU pra Direito na UFJF. Terei estudado muito até lá. Gostei também do trabalho que você realiza, ótima a iniciativa do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaime, o velhinho aqui tá chegando nos 50 mas não para de estudar. Afinal de contas sou professor de biologia e química e dirijo um pré-vestibular. Não dá para ficar parado! E para poder exigir dos alunos, tenho que mostrar que é possível, não é mesmo? Pega firme nos estudos e já conte com minha torcida. Obrigado pela visita ao blog... venha sempre! Sugestões são bem vindas! Abraços!!!

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.