As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 18 de março de 2013

MUTIRÃO CIDADANIA na Lagoa da Catarina e na Lagoa do Brejão

No último domingo, estivemos na Lagoa da Catarina para mais um mutirão de limpeza. Aproveitamos para dar uma "esticada" até a Lagoa do Brejão (atendendo a pedidos de moradores) para verificar como se encontra esse antigo cartão postal, hoje totalmente esquecido.

Seguem-se imagens do MUTIRÃO CIDADANIA na Lagoa da Catarina:




Dá para contar o número de sacos de lixo colhidos em 1/3 da lagoa?
Não recomendo andar descalço dentro de lagoas, o risco de cortar o pé em cacos de vidro é muito grande...
... também não aconselho deixar a água entrar dentro da bota. O problema de ser biólogo é que a gente sabe do monte de micro-organismos causadores de problemas que pode haver em águas nessas condições. Não são só fungos, como "brinquei" lá em relação a micoses. Aconselho a ler um pouco sobre a Naegleria fowleri, por exemplo, uma das muitas amebas que podem ser encontradas em lagoas "mal cuidadas" e provocar grave meningite. Lá não era local de ficar dando aula de biologia, mas aqui é minha sala de aula! Por isso não deixo de andar nesses ambientes com meu álcool-gel-70% e ofereci aos dois colegas que se aventuraram nas águas.


A turma aí! Pouca gente, hein? Na próxima haverá sorteio de um Ai-pede ("ai-pede pra alguém comprar para você!). Quem sabe aparece mais gente? Claro que estão excluídos desse puxão de orelha os nossos funcionários do Mutirão que estão com licença-dengue. Agradecimentos também ao Rogerinho da Catarina, nosso anfitrião nessa visita.
------------------------------------------------------------

Atendendo a pedidos fomos a Lagoa do Brejão onde o garoto José Paulo nos recepcionou, fez as honras da casa e foi nosso guia. Parabéns, José Paulo!!! Não tenho foto sua aqui, mas você aparece nas fotos do Mutirão Cidadania no Facebook. Vou ver se "roubo" uma foto sua lá (com permissão do fotógrafo) e coloco aqui (já roubei... rs rs rs). Você é digno de homenagens, rapaz! Digna de homenagens também é uma moradora que denunciou que há um projeto de rua que circula a lagoa, mas vários moradores cercaram a tal rua e ampliaram ilegalmente seus terrenos. Inclusive com a pretensão de construir em local de nascente da lagoa. Complicado pra chuchu, tanto no novo quanto no antigo código florestal.

Seguem-se imagens do MUTIRÃO CIDADANIA na Lagoa do Brejão (Lagoa Yassu):

Era uma vez uma lagoa... e bonita.
Agora é só o brejão, 90% é esgoto.
Bem no centro da foto, o garoto José Paulo, nosso guia e exemplo para os jovens. Menino com excelente noção de responsabilidade ambiental e gentileza urbana. Parabéns aos pais do garoto, seus professores e demais orientadores. (Foto: Marta Villefort)
Esgoto sendo lançado misturado às águas pluviais. Como não estava chovendo... era só esgoto mesmo. (Foto: Marta Villefort)
Nascente da Lagoa do Brejão, ameaçada por cercamento e construção irregular. (Foto: Marta Villefort)
Abertura da rede de esgoto que ainda lança esgoto na lagoa. Segundo os moradores basta chover que o esgoto "supita" e vai pra lagoa. Basta também faltar energia e a estação de bombeamento (booster) do SAAE parar de funcionar e lá vai esgoto. Ainda segundo os moradores, o prefeito Márcio Reinaldo esteve recentemente no local e prometeu um "basta" para esses problemas. Na torcida!!!
Fotos (exceto 3) e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

Um comentário:

  1. Parabéns a todos pela iniciativa!!!!
    Se cada cidadão pensasse em fazer um pouquinho, nossa casa, nosso bairro e nossa cidade seriam bem melhores!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.