As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 16 de março de 2013

Oficina de Moda CONEXÃO DAS ÁGUAS - Templo 8



Começou hoje, com uma explanação geral e café-da-manhã, a Oficina de Moda CONEXÃO DAS ÁGUAS, no Templo 8, da artista plástica Adriana Drummond. Como o tema geral da oficina está ligado ao Rio São Francisco, suas águas, fauna, flora e costumes, fui convidado para auxiliar no evento como "consultor técnico". 








Segue-se uma foto da turma reunida nesse primeiro dia e o resumo da proposta da oficina:


"A oficina Conexão das Águas será uma viagem de criatividade através da ecologia e da moda a partir de estudos sobre a fauna e flora do Rio São Francisco e a conexão de suas águas com nossos lagos. Os encontros acontecerão aos sábados de 9h às 13h, podendo ser remarcados caso haja necessidade.
1º encontro: Viagem ao Aquário Temático do Rio São Francisco localizado no Zoológico de Belo Horizonte, acompanhados pelo biólogo Ramon Lamar e pela artista plástica Adriana Drummond. Nessa oportunidade estudaremos as formas, cores e movimentos do fundo do Rio São Francisco. O aluno deverá levar seu próprio lanche, máquina fotográfica e/ou papel sulfite A4, lápis grafite e prancheta.
2º encontro: Ministrado por Adriana Drummond. Com a pesquisa realizada no Aquário Temático do Rio São Francisco, partiremos para uma oficina de estamparia de tecido no Templo 8, onde transmitiremos nossas ideias em formas e cores através da pintura sobre o tecido. O aluno deverá ter em mãos os estudos feitos na viagem ao Zoológico. Neste dia teremos uma mostra do trabalho realizado pelo estilista Ronaldo Fraga através de imagens sobre o mesmo tema para efeito de aprimoramento da criação de cada aluno. 
3º encontro: Oficina de criatividade onde os alunos através de um material simples como papel, cola quente, tesoura e grampos, começarão na elaborar seu trabalho de moulage.
4º encontro: Nesse encontro serão usados os tecidos já pintados e as moulages de papel para finalizarmos o trabalho, podendo ser utilizados materiais do universo do aluno para adereço da obra.
5º encontro: Montagem e abertura da exposição de arte."

Links interessantes:

Minha dissertação de mestrado sobre o impacto da UHE de Três Marias na reprodução do mandi-amarelo: http://nucleodeaprendizagem.com.br/pimelodusmaculatus.pdf (Quem sabe algumas imagens microscópicas estranhas possam servir de inspiração???)



Sons da nascente do São Francisco: http://www.youtube.com/watch?v=VWFUnLQKMrE

Serra da Canastra, nascente do São Francisco: http://www.youtube.com/watch?v=8HNJ-JxPxwA

O São Francisco nasce entre os campos rupestres da Serra da Canastra, depois percorre o cerrado e finalmente as áreas de caatinga. As flores do campo rupestre podem ser vistas em várias imagens aqui do blog, entre elas: http://ramonlamar.blogspot.com.br/2010/08/campo-rupestre-da-serra-do-cipo-flores.html (no caso, são flores da parte da Serra do Cipó, uma das subdivisões da Serra do Espinhaço).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.