As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Raio estranho

Durante a tempestade de ontem à noite, tentei fotografar alguns raios, mas estava impossível. Então resolvi filmar um pouco. Qual não foi minha surpresa ao capturar um raio muito estranho, veja na segunda foto abaixo, centésimos de segundo depois do primeiro raio. O trecho do vídeo está postado em www.nucleodeaprendizagem.com.br/raio12.avi. Sugiro diminuírem a velocidade do vídeo ou irem frame a frame para observar a sequência dos raios.

Raio normal. Observem, do lado direito do prédio central, a caixa d´água da Boa Vista.
Raio "estranho", centésimos de segundo depois. Frames do mesmo vídeo.
Local da imagem, durante o dia (agora há pouco).
Imagens e dúvida: Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Ramon, posso estar enganado, pelo que vi no frame do video, logo após, teve um grande clarão.Ou seja, outro raio!Me pareceu que o raio estranho foi uma concentração de cargas no pára-raios e ao contrário do que é esperado, o raio pode ter subido ao invés de descido. Bom, é só um palpite!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.