Se pedir asilo ao Brasil, cubana terá que deixar blog
O assessor internacional da Presidência Marco Aurélio Garcia disse nesta quinta-feira que a cubana Yoani Sanchez não poderá manter seu blog com críticas ao regime castrista caso peça asilo ao Brasil.Ele disse acreditar que Yoani não usará o visto brasileiro, que recebeu ontem, para pedir asilo ou refúgio político."Acho difícil para ela manter esta atividade [o blog] como exilada. O exilado político não pode ter atividade política no país que o recebe. Não me parece que ela queira isso."
Enquanto isso, o italizano Cesare Battisti - também considerado exilado político em nosso país - pode lançar livros contando suas versões das histórias sobre sua vida de ativista.
Um pouco estranho, não?
Descrição do Blog Generación Y, da Yoani (versão em português, clique AQUI). |
Notícia recente sobre Cesare |
De todas as manutenções na equipe que a Dilma fez em relação ao time do Lula, a desse Marco Aurélio Garcia é a pior delas. Ele só aparece fazendo e falando bobagem. Infeliz.
ResponderExcluirDesculpe discordar, mas eu não consigo fazer um ranking de qual foi a pior manutenção!!!
ResponderExcluirMas realmente o Marco "top top" Aurélio deve ter um lugar de destaque...
Discordância acatada. De fato ele tem concorrentes à altura. Mas toda vez que ele surge como notícia parece ser para reivindicar o posto isolado.
ResponderExcluirRamon, o Direito do Refugiado Político tem um ordenamento jurídico internacional e tem como objetivo precípuo restabelecer os direitos humanos mínimos dos indivíduos ao saírem de seu meio social.
ResponderExcluirIndivisibilidade, individualidade, interdependência, inalienabilidade e universalidade são características dos direitos humanos. Como o direito dos refugiados se entrelaça, complementa e converge com os direitos humanos, as características citadas se aplicam perfeitamente ao direito dos refugiados.
No Brasil é vedado ao Refugiado Político pronunciar-se politicamente. Neste sentido, evidentemente que a cubana Yoani Sanchez(caso venha a pedir exílio), bem como o Refugiado Italiano Cesare Battisti, não podem assim pronunciarem-se.
No caso do Cesare Battisti, ele é um Escritor. O Refúgio Político não pode vedá-lo de exercer a sua profissão. Até onde me consta não há em seu livro que será publicado no Brasil nenhuma crítica ao Governo Italiano, ele relata tão e somente sua experiência pessoal no Presídio da Papuda.
Sem entrar no mérito do pronunciamento do Marco Aurélio Garcia, pois não tive a oportunidade de ver, se a posição que ele manifestou segue o ordenamento jurídico brasileiro, não vejo nada de bobagem no que disse. Apenas disse o óbvio que vale para todos os exiliados no território nacional.