As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dicas de Biologia e Química: VESTIBULAR UFMG 2012

Para o pessoal que segue estudando para as provas da UFMG, algumas dicas de estudo para essa última hora. Apenas para dar uma "olhadinha" final e fazer uma revisão rápida dos temas, com muita atenção aos conceitos:
PROVA BIOLOGIA/QUÍMICA PARA O CURSO DE MEDICINA (em vermelho os tópicos que caíram na prova)
Biologia: Genética / Sistemas / Ecologia e transmissão de doenças (Ecologia dos vetores) / Ecologia e poluição por resíduos radioativos (iodo radioativo e tireóide, estrôncio e leucemia...)
Química: Química Orgânica (aminoácidos e seus sistemas ácido/base e/ou estrutura dos carboidratos) / Química Orgânica (os ésteres de importância biológica - óleos e gorduras - e o equilíbrio na reação de esterificação) / Química Inorgânica (pH, solução tampão e conceitos de ácidos e bases) / Química Inorgânica (conceito e identificação de processos de oxidação e redução)

PROVA DE BIOLOGIA (em vermelho os tópicos que caíram na prova)
Genética (estudo de heredogramas, identificação do padrão de herança e cálculo de probabilidades) / Ecologia (ações antrópicas e suas consequências sobre os ecossistemas: desmatamento, erosão de encostas, assoreamento, poluição por resíduos radioativos) / Botânica (características gerais da fisiologia e reprodução dos grandes grupos vegetais) / Zoologia (relações com o homem e com outros seres vivos de moluscos, anelídeos, artrópodes e vertebrados) / Doenças e seus mecanismos de transmissão e prevenção (incluindo soros e vacinas) / Ação de poluentes ou drogas sobre os sistemas humanos (metais pesados, som alto, cocaína, maconha, ingestão excessiva de medicamentos ou álcool).

PROVA DE QUÍMICA (em vermelho os tópicos que caíram na prova)
Ligações Químicas (ligações interatômicas e interações intermoleculares com explicações sobre solubilidade, condutibilidade elétrica, pontos de fusão e ebulição ou pressão de vapor) / Estequiometria (cálculos a partir de combustíveis alternativos e suas relações com a termoquímica) / Eletroquímica (pilha ou eletrólise, suas aplicações cotidianas e análise de oxidação/redução, anodo/catodo, agente oxidante/redutor) / Equilíbrio Químico (deslocamentos de equilíbrios conforme o Princípio de Le Chatêlier e cálculo de constante de equilíbrio) / Equilíbrio Iônico (cálculos de pH e pOH, relações entre Ka e pH/pOH para determinadas proporções entre os participantes do equilíbrio, ácidos e bases de Bronsted-Lowry) / Química Orgânica (isomeria, reações orgânicas e polímeros).
Ramon Lamar de Oliveira Junior

Atendendo o pedido de Thayane: Prova de Biologia UFMG 2012, clique AQUI.

14 comentários:

  1. com certeza é muito util pra quem deseja se dar bem no Vestiular da UFMG 201. Valeeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!Me ajudou muito saber do que tem mais chance de cair no vestibular!Abraços!

      Excluir
  2. oi Ramon, depois se vc tentar resolver a prova do biologia que sera aplicada hoje dia 06/01 e postar aqui sera muito util pra gente. Um, abraço valeu pelas dicas!!!! Thayane

    ResponderExcluir
  3. Olá Ramon! Do edital do vestibular UFMG 2013, o que você acha que é mais provável cair na prova de biologia? O que você acha que devemos estudar mais? Obrigada desde já =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graziela, vou escrever uma postagem sobre isso ainda. Mas se for a Prova de Biologia (sem ser a da Medicina) o mais provável sempre é Ecologia e Genética. Um pouquinho de Botânica e um pouquinho de zoologia (principalmente invertebrados superiores e vertebrados). Evolução também sempre dá o ar da graça.

      Excluir
  4. Ola Ramon , queria saber o que voce acha que devo estudar bastante pra UFMG 2013 pra prova especifica de Biologia e Quimica ?
    Aguardo resposta
    Obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, pode seguir as dicas dessa postagem, ainda valem. Mas não se esqueça de resolver as 3 últimas provas.

      Excluir
  5. Ola eu aqui de novo , sao 12 questoes no total ? quantos voce acha que que garante que voce passe?

    ResponderExcluir
  6. E como e a prova , sao duas provas uma de quimica e outra de biologia ,ou sao as duas junta?

    ResponderExcluir
  7. Marcos, você está falando da prova da Medicina? É uma prova só misturando questões de química com biologia. São seis questões com vários ítens. Normalmente são 12 páginas de questões. As questões não são nada simples. Sugiro acessar o www.ufmg.br/copeve para baixar as provas anteriores e treinar muito. Você está onde?

    ResponderExcluir
  8. Nao Ramon , eu passei na 1 fase pro curso de Eng Florestal , diz que tem duas materias especificas Quimica e Biologia queria saber quantas questoes , sao e como e a pontuacao ?
    quantos preciso acertar pra passar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim. São duas provas de 5 ou 6 questões cada uma. Questões grandes também. O link é o mesmo, procure lá as provas anteriores. A pontuação da primeira etapa é 100 pontos e a da segunda etapa é 150 (1,5 vezes a primeira etapa). As duas etapas são somadas.

      Excluir
    2. Quantas você precisa acertar depende de seus concorrentes, ora! Eu acho que 2/3 em cada prova está ótimo, mas vá lá saber como estão os outros...

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.