As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dois pesos?

Trecho de notícia divulgada hoje na Folha de S.Paulo (clique AQUI para ler a notícia completa):

Se pedir asilo ao Brasil, cubana terá que deixar blog

O assessor internacional da Presidência Marco Aurélio Garcia disse nesta quinta-feira que a cubana Yoani Sanchez não poderá manter seu blog com críticas ao regime castrista caso peça asilo ao Brasil.
Ele disse acreditar que Yoani não usará o visto brasileiro, que recebeu ontem, para pedir asilo ou refúgio político."Acho difícil para ela manter esta atividade [o blog] como exilada. O exilado político não pode ter atividade política no país que o recebe. Não me parece que ela queira isso." 
Enquanto isso, o italizano Cesare Battisti - também considerado exilado político em nosso país - pode lançar livros contando suas versões das histórias sobre sua vida de ativista.
Um pouco estranho, não?

Descrição do Blog Generación Y, da Yoani (versão em português, clique AQUI).

Notícia recente sobre Cesare

4 comentários:

  1. De todas as manutenções na equipe que a Dilma fez em relação ao time do Lula, a desse Marco Aurélio Garcia é a pior delas. Ele só aparece fazendo e falando bobagem. Infeliz.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe discordar, mas eu não consigo fazer um ranking de qual foi a pior manutenção!!!
    Mas realmente o Marco "top top" Aurélio deve ter um lugar de destaque...

    ResponderExcluir
  3. Discordância acatada. De fato ele tem concorrentes à altura. Mas toda vez que ele surge como notícia parece ser para reivindicar o posto isolado.

    ResponderExcluir
  4. Ramon, o Direito do Refugiado Político tem um ordenamento jurídico internacional e tem como objetivo precípuo restabelecer os direitos humanos mínimos dos indivíduos ao saírem de seu meio social.
    Indivisibilidade, individualidade, interdependência, inalienabilidade e universalidade são características dos direitos humanos. Como o direito dos refugiados se entrelaça, complementa e converge com os direitos humanos, as características citadas se aplicam perfeitamente ao direito dos refugiados.

    No Brasil é vedado ao Refugiado Político pronunciar-se politicamente. Neste sentido, evidentemente que a cubana Yoani Sanchez(caso venha a pedir exílio), bem como o Refugiado Italiano Cesare Battisti, não podem assim pronunciarem-se.

    No caso do Cesare Battisti, ele é um Escritor. O Refúgio Político não pode vedá-lo de exercer a sua profissão. Até onde me consta não há em seu livro que será publicado no Brasil nenhuma crítica ao Governo Italiano, ele relata tão e somente sua experiência pessoal no Presídio da Papuda.

    Sem entrar no mérito do pronunciamento do Marco Aurélio Garcia, pois não tive a oportunidade de ver, se a posição que ele manifestou segue o ordenamento jurídico brasileiro, não vejo nada de bobagem no que disse. Apenas disse o óbvio que vale para todos os exiliados no território nacional.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.