As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 16 de junho de 2013

Os colhereiros na Lagoa da Boa Vista

Na última segunda-feira, eu havia avistado um colhereiro no leito quase seco da Lagoa da Boa Vista, em obras de revitalização. Hoje, voltei ao local e consegui fotografar um colhereiro em meio às diversas garças e alguns quero-queros. Abaixo as fotos (feitas hoje, 16/06/2013) da espécie que acredito ser Platalea ajaja, Linnaeus, 1758; e também informações sobre a espécie obtidas no wikiaves:



"O colhereiro é uma ave pelecaniforme da família Threskornithidae. Também conhecido como ajajá e colhereiro-americano.
Mundialmente não está ameaçado de extinção, porém encontra-se em perigo em algumas localidades, como no Pantanal e no estado de Minas Gerais. O colhereiro é uma ave indicadora da boa qualidade ambiental, pois é muito sensível e não resiste à poluição e à contaminação do meio ambiente, principalmente da água. (Essa informação contrasta com a situação em que os colhereiros foram avistados, pois o sedimento da lagoa está visivelmente contaminado e com cheiro desagradável. Nota do blog.)
Características: O colhereiro tem um comprimento médio de cerca de 81 cm. O formato de seu bico, que é comprido e possui uma “colher” na extremidade, deu origem a seu nome popular.
Alimentação: Peneira a água, sacudindo e mergulhando o bico à procura de alimento, dentre eles peixes, pequenos anfíbios, insetos, camarões, moluscos e crustáceos. A presença de algumas substâncias nestes itens alimentares, chamadas carotenoides, dão uma coloração rosada ao colhereiro, que se torna mais intensa na época reprodutiva.
Reprodução: Têm uma parada nupcial elaborada, que inclui batimentos de bico e ofertas mútuas de galhinhos. Ele nidifica em colônias e constrói o ninho com gravetos e talos secos de gramíneas em árvores. As colônias costumam ser mistas, englobando outras espécies de aves, como biguás e garças. A fêmea geralmente realiza a postura de 2 a 3 ovos que são incubados por cerca de 22 dias. Após 6 semanas o juvenil começa a voar e aos 3 anos de idade atinge a maturidade sexual e apresenta a plumagem adulta. Chega a viver entre 10 e 15 anos.
Hábitos: Habita ambientes aquáticos, como praias lamacentas e manguezais, e realiza migrações sazonais. O colhereiro, também conhecido por ajajá, é um animal gregário, ou seja, que vive em bandos.
Distribuição Geográfica: Com ocorrência na região neotropical, distribuindo-se do sul dos EUA à Argentina, ocorrendo também em áreas do Equador e Peru." 
Informações modificadas a partir de: http://www.wikiaves.com/colhereiro onde constam as seguintes referências: 
Fundação Parque Zoológico de São Paulo - disponível em http://www.zoologico.sp.gov.br/aves/colhereiro.htm Acesso em 12 mai. 2009.
CEO - disponível em www.ceo.org.br Acesso em 12 mai. 2009.
Wikipédia - a enciclopédia livre - disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Colhereiro-americano Acesso em 12 mai. 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.