As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Atenção população do entorno da Lagoa da Boa Vista: sobre os cágados.

Acabo de retornar de uma reunião com o Capitão Rodrigues e o Sargento Luís da Polícia Militar do Meio Ambiente. Conversamos sobre diversos assuntos e preocupações comuns a biólogos e policiais que atuam diretamente na questão ambiental. O principal assunto foi a respeito dos cágados da Lagoa da Boa Vista.
Pessoas entraram em contato comigo a respeito do problema. Entre a indignação e o desejo de ajudar, algumas pessoas levaram cágados para casa e estavam cuidando dos mesmos até o dia de poder devolvê-los à lagoa.
O Capitão Rodrigues sugeriu que tais pessoas encaminhem os cágados para a Sede de Polícia Militar do Meio Ambiente (no antigo Mini-zoológico). Lá eles providenciaram um local para os cágados ficarem até serem transferidos para outras lagoas - provavelmente a Lagoa José Félix. Lá, também, os animais terão cuidados do veterinário. Basta chegar lá com os animais e dizer que está fazendo uma entrega voluntária. Não haverá nenhum risco de multa (no entanto, multas são possíveis se o IBAMA encontrar esses animais na residência das pessoas - mesma coisa de passarinho nativo na gaiola sem autorização. O capitão clamou ainda no sentido de que esse seja o procedimento para a devolução de qualquer tipo de animal encontrado ou mantido em residências em desconformidade com as leis ambientais.
A conversa foi muito agradável, demonstrando o alto grau de percepção das questões ambientais por parte dos envolvidos na questão. A eles, meu agradecimento.
Ao sair da reunião encontrei umas crianças com um cágado do outro lado da lagoa, sem saber o que fazer com ele... estavam para soltá-lo em uma das "poças" que sobraram. Orientei-os para levar o bicho até o local indicado. Parece que eles gostaram da ideia e já estavam a caminho... vá saber. Espero que tudo seja resolvido da melhor forma possível.
Abaixo, algumas imagens da Lagoa da Boa Vista feitas após a reunião.





Um encontro especial e digno de nota: um colhereiro (Platalea sp)

Ramon Lamar de Oliveira Junior
Biólogo

2 comentários:

  1. Caro Ramon Lamar, gostaria de informar, primeiramente, que só agora estou tendo a oportunidade de escrever em seu blog, em segundo e muito atrasado o assunto, tendo a oportunidade de comentar sobre a pupmicaço acima citada,pois quase 30 dias após essa reunião,e durante todos os trinta dias, ainda haviam cágatos sendo recolhidos e levados para a lagoa José Felix,pois se isso não fosse feito, hoje seriam em torno 120 cágatos atropelados e mortos em torno da lagoa boa vista. Agradeço a oportunidade e peço desculpas pelo incômodo...Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marluci, agradeço o seu comentário e o sua atitude em prol dos animais que encontravam em estado precário. Felizmente, muitos cidadãos são conscientes e buscam resolver de maneira sábia situações desse tipo. Obrigado!!!

      Excluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.