As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A LITERATURA NA "EGUINHA POCOTÓ"

Acho essa prova o máximo em humor inteligente. Não sei quem é o autor, mas vale a pena (re)publicar. Fiz só uma adaptaçãozinha no título. Espaço aberto para o autor se manifestar, ok?


PROVA DO NOVÍSSIMO ENEM, 2025 
TERCEIRA APLICAÇÃO DEPOIS DAS FRAUDES NAS DUAS PRIMEIRAS.

1. Leia o trecho do poema abaixo e responda as questões:

“TÔ MANDANDO UM BEIJINHO
PRA FILHINHA E PRA VOVÓ
SÓ NUM POSSO ESQUECER
DA MINHA EGUINHA POCOTÓ
POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ
O JUMENTO E O CAVALINHO
ELES NUNCA ANDAM SÓ
QUANDO SAI PRA PASSEAR
LEVAM A ÉGUA POCOTÓ
POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ, POCOTÓ”
(Eguinha Pocotó, Mc Serginho, 2003)

01. A forma adotada pelo autor do texto, leva o leitor a uma reflexão crítica acerca de alguns elementos do estilo literário da Época, ao mesmo tempo em que insere temáticas dotadas de valor universal. Assinale a passagem em que o autor expressa com maior intensidade esse dualismo. Identifique a figura de linguagem adotada.


02. Ao idealizar em um mesmo patamar, personagens que até o momento só haviam sido tratados com a devida separação de classes, coloca o autor o “jumento e o cavalinho” como uma paródia da realidade social do país na época. O brilhantismo desta visão crítica é destacado por expressões que para um leitor menos atento podem parecer erros gramaticais, mas que na verdade geraram uma nova aplicabilidade da língua portuguesa. Identifique estes trechos e as inovações gramaticais por eles introduzidos.


03. Eleita como acompanhante nos passeios dos dois protagonistas, a Égua Pocotó rompe a solidão até então predominante no panorama urbano estabelecido. Mais do que um triângulo amoroso convencional, o autor atribui aos personagens um status que transcende a natureza metafísica vigente. Emerge então o caráter feminino, no auge de sua auto-afirmação como contraponto ao pansexualismo. Descreva o papel da Égua Pocotó como elemento de instabilidade no equilíbrio social do início do século XXI.


04. O texto de Mc Serginho, precursor do movimento literário-cultural denominado pocotoísmo (umas das vertentes do ultramodernismo), propõe uma nova métrica e abordagem ao texto poético. Alguns críticos da época chegaram a compará-lo à “pedra no caminho” de Drummond, um poeta de menor importância no século XX, injustiça revertida mais tarde com a identificação da sua efetiva quebra de paradigma literário. Compare o estilo da obra de Mc Serginho com os autores clássicos do século XX e justifique a relevância de sua obra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.