As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Podas Técnicas: bem feitas no padrão CEMIG

Pode parecer muito estranho, aliás é muito estranho, mas o padrão CEMIG para as podas das árvores próximas à fiação é esse mesmo. Verifiquem que não há preocupação em retirar as ervas-de-passarinho (desde que elas não atrapalhem a fiação)... e muito menos ainda, com a estética.

As podas da direita e da esquerda da imagem acima são do padrão "Bozo". 
A poda do centro segue o padrão "Corcunda de Notre Dame".

Precisamos, como já disse em outra postagem, de um Plano Municipal de Arborização. A situação dessas árvores exige que, aos poucos e de maneira pensada e transparente, sejam substituídas. Pretendo escrever mais sobre isso aqui no blog, argumentando tecnicamente e com imagens que mostram soluções para a arborização da cidade. É possível e nós precisamos disso. Precisamos aumentar a nossa arborização, mas de maneira correta e sustentável. Não podemos mais criar essas aberrações.

Texto e fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Professor

    Sou ignorante no assunto mas, perguntar nunca é demais e aprender também não. Então vamos lá

    1- O que quer dizer, exatamente, arborização sustentável? Achei interessante e penso poder orientar meus alunos de teatro a respeito, pois, alguns estão morando em um novo bairro que fica atrás da fábrica de cerveja. Acho que o bairro se chama Jardins dos Pequis. Será possível uma orientação comunitária?
    2- A toda poderosa CEMIG, com indice em bolsas de valores no estrangeiro e tudo mais, não pode, por acaso, assumir um projeto com o sentido de replantio ou plantio correto de novas mudas?
    3- Quanto será que a empreiteira, contratada pela CEMIG, recebe para executar as podas? O valor não paga um serviço um pouco melhor?
    4- Conforme a poda, a árvore corre o risco de cair devido as ventanias, tempestades, enfraquecimento? Isso é mito ou é verdade mesmo?
    5 - Como seria um Plano Municipal de Arborização? Antes não teriámos que ter uma secretaria de Meio Ambiente mais articulada e com mais recursos? O Secretário é um dos melhores que já tivemos, porém, fiquei sabendo que nem carro direito a secretaria tem...(conversa fiada que ouvi)

    Um grande abraço
    Obrigado pelo espaço
    Paulinho do Boi

    ResponderExcluir
  2. 1. Arborização sustentável é uma arborização feita com espécies condizentes com a realidade da região: pluviosidade, tipo de solo, etc. Por suas características favoráveis, requer menos recursos para manter-se saudável.
    2. A CEMIG executa esses projetos em áreas restritas. No meu entender, faz um ou dois projetos e divulga como se estivesse fazendo assim no Estado inteiro.
    3. Com a palavra... a CEMIG.
    4. Não é mito não. Observe o slide da "destopa" que ele inclusive mostra algumas razões.
    5. Um Plano Municipal de Arborização definiria as espécies mais adequadas para a cidade, as espécies proibidas, remoção e combate a pragas, as condições de espaço disponível para receber as árvores (espaçamento, largura das calçadas, existência de fiação), orientação da arborização em relação aos pontos cardeais (tem impacto na temperatura das casas, inclusive na economia de energia), um cronograma de substituição de espécies (para agora e para o futuro), as árvores tornadas imunes de corte, um programa de educação ambiental em relação às árvores... e vai por aí afora. Quanto à SEMMA, é isso mesmo, falta carro sim. Dizem às más línguas que estão em outra secretaria. Mas é uma OBRA descobrir qual secretaria é essa. Não faço a mínima ideia.
    Abraços. Venha sempre... e traga o Boi.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.