As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O besouro rola-bosta

Os besouros "rola-bosta" são escaravelhos (Scarabaeidae) que rolam porções de fezes de outros animais (na foto abaixo, de cavalo) até que fiquem bem esféricas. Depois depositam ovos dentro das bolotas e escondem o material fecal em um local protegido (muitas vezes enterrado no solo). Suas larvas desenvolvem-se lá dentro, alimentando-se do material (eca!!!). Isso chama-se coprofagia (comer cocô).
Taí um rola-bosta flagrado no Parque Nacional da Serra do Cipó. O besouro resolveu empurrar uma porção um tanto quanto desproporcional. Dava até dó! Espero que ele tenha conseguido reduzir o tamanho para algo mais fácil de empurrar, como nessa imagem do bioblog Diário da Biologia (clique aqui).

[CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR]

Foto e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

2 comentários:

  1. Meu caro Guru Ramon Lamar,
    não existe uma espécime parecida em nossas digníssimas terra conhecida de político-rola-bosta?
    Acho que conheço alguns exemplares que podemos tentar fotografar para ilustrar o blog.
    Abs

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.