As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Condomínios de João-de-Barro

Aqui mesmo no blog, na postagem "Mais sobre a Serra do Cipó" (aqui), coloquei uma imagem de casas de joão-de-barro lado a lado, uma virada em direção oposta da outra. Abaixo seguem dois condomínios de duas casas na Avenida Villa Lobos. Claro que, nessa  hora, postes de energia são utilizados para suportar as casas. Novamente, um dos condomínios tem as casas com as portas em posição oposta. No outro, que não deu para fotografar do lado das portas por causa da posição do sol (fico devendo), as portas estão na mesma posição.



Fotos: Ramon Lamar de Oliveira Junior

3 comentários:

  1. Bom Ramon, não sei se você já descobriu o motivo de o João-de-Barro construir suas casas dessa forma, mas segundo o conhecimento de meus avós que viveram na roça o casal faz 1 ninho por estação e a porta é construída virada para o lado de onde a chuva não vem, quando não há espaço para construir mais ninhos eles constroem em cima dos velhos. Segundo eles o João-de-Barro quando escolhe uma árvore passa a morar nela e lá constrói vários ninhos e vai reparando os antigos para quando a chuva mudar de rumo eles mudarem de ninho. Procurei sobre isso para ver se achava algo relacionado e achei um artigo (não muito confiável, creio eu) sobre isso, só não achei nada falando se a porta é realmente virada contra o rumo que a chuva vem.

    http://www.wikiaves.com.br/joao-de-barro

    ResponderExcluir
  2. Ramon, adoro seu blog, por que até a casinha-do-joão de-barro se torna tema de postagem! Tudo tem sua poesia!
    É muito lindo! Parabens!
    Celle

    ResponderExcluir
  3. Igor, não sei se a história tá correta, mas é uma das melhores que já ouvi. Não duvido nada. Aliás, em termos de biologia, não ando duvidando de mais nada tem tempo!!!
    Excelente link. Vou ler com bastante calma e indicar. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.