As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

sábado, 22 de outubro de 2011

ENEM 2011 - Impressões sobre o primeiro dia

A prova de 2011 pareceu-me mais acessível do que a 2009. Mesmo assim fiquei até o final e, por pouco, não fiquei com os três últimos para assinar o fechamento da ata de sala. Deixei os três lá e saí...
As fórmulas de física necessárias eram bem mais tranquilas e algumas questões até me lembraram umas antigas da UFMG. Química tranquila, muito dentro do previsto (faltou eletroquímica e nadinha sobre Fukushima). Biologia, para variar, com uma chuva de ecologia e umas duas questões tipo Ngaura, ou seja, de grande subjetividade na escolha das respostas, várias questões bem fáceis e rápidas. Geografia e História estavam razoáveis e não tive lá grandes dificuldades (pode ser também que confundi tudo!!!). Pareceu-me menos propaganda do governo do que a 2009 (mas tinha uma ou outra propagandinha lá...).
Os momentos tensos ficaram por conta de uns cálculos de física a caneta e a transcrição da folha de respostas a caneta. Dá um medão de errar (e olha que para mim vale muito pouco.. imaginei os alunos...).
Os fiscais da minha sala aprontaram uma zona com o saco de guardar objetos. Mandaram guardar tudo e alguns tiveram que abrir para pegar a identidade. Só que não tem como abrir sem estragar o saco. Ô saco!
Aceitaram relógio analógico na prova. Talvez eu compre um descartável amanhã no camelô. E vou levar uns pastéis e um caldo-de-cana!!! Quem sabe levo um sanduíche universitário?
Abraços e vamos firmes para prova de amanhã.

Ramon Lamar de Oliveira Junior

PS1.: Fiz provas na FEAD, em BH,. Savassi.... chique, né?
PS2.: Na minha prova (AZUL) estava escrito polipoidia em vez de poliploidia. Erro proposital ou...

3 comentários:

  1. Pela sua impressão, percebi que foi bem mais tranquilo que no ano passado!

    ResponderExcluir
  2. Fernando, não fiz a prova de 2010, mas em relação a 2009 foi bem mais fácil. Mas repito: passar gabarito a tinta direto é tenso. E não avalie as questões de física isoladamente. No contexto, com mais 75 questões, elas pioram bastante.

    ResponderExcluir
  3. Pelo que vi da prova Ramon(digo em relação a Física) as questões foram muito mais tranquilas de lidar do que no ano passado! Vc disse tudo! Lembrou as antigas da UFMG.Porém,levando-se em consideração o volume de questões e apenas uma caneta preta como ferramenta, realmente deve ter sido tenso!

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.