As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Encontrado maior fóssil de aranha

Matéria na Folha de S.Paulo online: clique aqui.

Fêmea de 165 milhões de anos tinha 15 centímetros com patas abertas. (BBC Brasil)
O fóssil encontrado na Mongólia foi datado em cerca de 165 milhões de anos e identificado como uma espécie de Nephila (Nephila jusassica). Trata-se de uma fêmea com 15 centímetros de distância entre as extremidades das patas. Não se sabia que o gênero era tão antigo, remontando ao jurássico.
As néfilas são aranhas bastante comuns em nossas matas, construindo fortes teias douradas. Nas teias, encontramos a fêmea muito grande ao centro e uns 3 ou 4 machos na periferia, bem menores do que ela.

Nephila encontrada no Parque da Cascata (Sete Lagoas - MG). Foto: Ramon L. O. Junior
Em geral são aranhas dóceis, que pode ser pegas com as mãos. O problema (que aliás acontece com qualquer aranha) é se pressionarmos a mesma contra o corpo. Dizem que a picada é dolorida, mas sem maiores danos. Oportunamente escreverei mais sobre ela e sua biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.