As opiniões emitidas neste blog, salvo aquelas que correspondem a citações, são de responsabilidade do autor do blog, em nada refletindo a opinião de instituições a que o autor do blog eventualmente pertença. Nossos links são verificados permanentemente e são considerados isentos de vírus. As imagens deste blog podem ser usadas livremente, desde que a fonte seja citada: http://ramonlamar.blogspot.com. Este blog faz parte do Multiverso de Ramon Lamar

domingo, 2 de outubro de 2011

Incêndio violento na mata da Gruta Rei do Mato

É agora...
Mais informações assim que possível...



Acabei de chegar da Gruta Rei do Mato. Felizmente o incêndio ainda não atingiu a região da gruta e do receptivo, mas está bem próximo. Talvez atinja gruta no meio da madrugada ou amanhã cedo. Tudo dependerá do vento e outros fatores. 
Estive lá com o Secretário de Meio Ambiente, Cláudio Busu. Fizemos uma avaliação da situação. Logo em seguida chegou o Max Tadeu, da Aldeia Interativa e um caminhão-pipa enviado pela Brennand Cimentos, pilotado pelo simpático Sr. Guimarães que nos deu todo apoio. A Rosângela e o Nilson do Receptivo Turístico da Gruta Rei do Mato também estavam presentes. Os bombeiros também compareceram, avaliaram a situação, disseram que o fogo desceria devagar sem maiores riscos ao Receptivo Turístico, e que não havia nada que pudéssemos fazer naquele momento.

Fotinha miserável, mas o mar lá não estava para fotos. O fogo chegando a uns 150 metros do Receptivo Turístico.
A questão é que eu e o Max não estávamos preocupados se o fogo ir ser lento ou rápido. A nossa prioridade era salvar o que pudesse ser salvo da mata e não deixá-la queimar e ficar olhando. Com o apoio do carro-pipa da Brennand, seguimos pelo aceiro que contorna a BR 040 e combatemos uma ponta da linha de fogo. Aproveitamos para molhar boa parte da mata próxima ao Receptivo Turístico e que estava no provável caminho do fogo. Desta forma, acredito que conseguimos evitar a queima de um trecho importante da mata. Mas o resultado mesmo só veremos amanhã.
Por agora, resta-nos esperar pela chuva que a meteorologia prevê unanimemente que cai nesta semana. Assim seja!!!

Fotos e texto: Ramon Lamar de Oliveira Junior

6 comentários:

  1. Alê, você tem notícias lá do Receptivo? O fogo chegou até a gruta? Eu estou aqui sem saber de nada. Tarde da noite começou a ventar forte e vi as chamas lá se elevarem. Isso estraga a noite de sono...

    ResponderExcluir
  2. Parece que não aconteceu nada mais grave...Conversei com a Sara hoje e ela não comentou nada...
    Parece que atuação de vocês foi brilhante.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Ramon
    Iniciativas como a de vocês são de grande importância. Ocorreram mais de 1500 focos de incêndios em Minas neste período. O Corpo de Bombeiros está com muitos equipamentos sucateados e parece necessitar de investimentos públicos.

    Felizmente as chuvas estão chegando.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Acabo de chegar lá do Receptivo da Gruta Rei do Mato. Felizmente, na madrugada, o incêndio não atingiu sequer a mata do entorno da entrada da gruta. Deu certo, então...

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos(as) que combateram o fogo e evitaram que se propagasse ainda mais.

    Um abraço,

    ResponderExcluir

Clique em "Participar deste site" e siga o blog para sempre receber informações sobre atualizações. O seu comentário será publicado após ser lido pelo administrador do blog.